GeralÚLTIMAS

Rua Carlos Alberto Braune não tem previsão para ser liberada

A rua passa por vistoria técnica e problemas são apontados. Coordenador Regional da Secretaria de Infraestrutura e Cidades esteve no local 

A Rua Carlos Alberto Braune sofreu uma verdadeira enxurrada na última sexta-feira, 12, depois que Nova Friburgo foi surpreendida com uma torrencial chuva de verão, que gerou diversos transtornos ao redor da cidade. Nesse sentido, a Rua Sara Braune não escapou e ficou alagada por completo, de modo que a passagem de veículos e pedestres ficou praticamente inviável. 

Por conta dessa situação, a água que desceu a partir da bifurcação com a Sara Braune arrancou vários paralelepípedos e foram abertas verdadeiras crateras rentes ao calçamento da via. Na manhã da última segunda-feira, 15, o coordenador regional da Secretaria de Infraestrutura e Cidades, Nami Nassif, foi à localidade atingida realizar uma vistoria técnica.

No local, ele identificou que as galerias foram perfeitas na sua função:

“O problema aqui não foi da drenagem em si, pois ela foi feita em sua plenitude e as galerias não foram atingidas. Tanto que a região central da cidade [onde houve as obras de drenagem, não foi inundada, comprovando que o sistema de drenagem funcionou. A questão se deve ao grande volume de água que veio das Braunes, onde existem bueiros assoreados e isso fez com que o calçamento da Rua Carlos Alberto Braune fosse arrancado.”

Ao tomar conhecimento desse impasse, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) divulgou uma nota na qual afirmou: 

“A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas esclarece que o volume de água que desceu do Bairro das Braunes, onde não havia nenhuma obra realizada pelo Governo do Estado, atingiu o calçamento do trecho pavimentado pela SEIOP após a realização do sistema de drenagem. Importante ressaltar que as galerias não foram atingidas.  

Durante as obras, as tubulações antigas foram trocadas por galerias, com 1,5 metro de altura e 2,5 metros de largura, num trecho total de 1.286 metros, ampliando a capacidade de escoamento das águas das chuvas, o que evitou alagamentos na Rua Farinha Filho e arredores, após as chuvas desta sexta-feira. Equipes da SEIOP acompanham a vistoria realizada pela empresa contratada para realizar as obras e já determinaram o reparo do calçamento.”

Ainda que a competência de solucionar o que causou a destruição parcial da Carlos Alberto Braune não seja do estado, o coordenador sabe o que fazer nesse caso: 

“Antes de iniciar qualquer trabalho na Carlos Alberto Braune, é preciso resolver o principal problema. Tem sido pensado a possibilidade de desassorear os bueiros e construir mata-burros na subida para captar um pouco da água” – destaca o coordenador.

Mesmo com os reparos já levantados, ainda é necessário realizar um estudo, que não será custoso ao governo do estado. Por esse motivo, ainda não há previsão de liberar a Rua Carlos Alberto Braune:

“Com certeza, o estado vai tentar as intervenções o mais rápido possível, mas não podemos ‘enfiar os pés pelas mãos’ e não existe previsão para liberar a via” – finaliza Nami Nassif.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *