O Sanatório Naval de Nova Friburgo, Organização Militar da Marinha do Brasil no município, celebrará seus 113 anos de fundação com uma cerimônia hoje, 30, às 11h no próprio sanatório. A comemoração será comandada pelo diretor no SNNF, o capitão-de-fragata e médico, Henrique Wajnberg, que receberá autoridades militares e civis e demais convidados, como a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
A unidade friburguense da Marinha do Brasil funciona em um imóvel de estilo normando, localizado no Paissandu, erguido em 1890 para ser o pavilhão de caça do conde de Nova Friburgo. No ano de 1910 a propriedade foi adquirida pela União para abrigar o Sanatório Naval inaugurado em 30 de junho daquele mesmo ano. O principal objetivo era tratar ali as vítimas de beribéri e auxiliar no tratamento dos pacientes convalescentes de qualquer doença.
O Sanatório foi de extrema importância não só para o município mas para o país inteiro. A sede prestou auxilio médico na Primeira Guerra Mundial, onde tripulantes alemães aprisionados pelo Governo do Brasil foram internados e muitos se estabeleceram e construíram famílias aqui em Nova Friburgo.
Atualmente, o SNNF é subordinado ao Centro Médico Assistencial da Marinha e é encarregado da assistência da saúde de militares inativos, pensionistas e seus dependentes em 195 municípios do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.