São Cristóvão, padroeiro dos motoristas é celebrado nesta terça-feira
- julho 25, 2023
- 0
A igreja católica celebra hoje, 25, o dia de São Cristóvão. Venerado em todo o mundo, ele usava da sua altura e força para atravessar pessoas de uma margem
A igreja católica celebra hoje, 25, o dia de São Cristóvão. Venerado em todo o mundo, ele usava da sua altura e força para atravessar pessoas de uma margem
A igreja católica celebra hoje, 25, o dia de São Cristóvão. Venerado em todo o mundo, ele usava da sua altura e força para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso. Por certo dia, carregou o próprio Jesus Cristo em seus ombros e tornou-se o instrumento de transporte do próprio Cristo, criando assim, a tradição que associa São Cristóvão àqueles que conduzem veículos.
A paróquia dedicada ao santo, no distrito de Mury, conta com uma programação religiosa desde a última sexta, 21. E nesta terça-feira, 25, acontecerá uma missa solene às 19h. Após a celebração, a festa prossegue com a Noite do Caldo Verde, no salão anexo à igreja.
História de São Cristóvão
Ele era conhecido pela sua grande estatura, dizem as lendas que media 12 côvados, que equivalem a aproximadamente 8 metros. Cristóvão sonhava em servir ao príncipe mais poderoso do mundo, um desafio digno de seu tamanho e para alcançar seu objetivo, percorreu o Oriente Médio à procura de reis e governantes que o fizessem escravo. Enfim viu que para servir o messias mais poderoso, Jesus Cristo, deveria fazer jejum ou caridade. O gigante não desistiu de seus ideais e passou a carregar no ombro pessoas que queriam atravessar um rio de correnteza forte.
Certo momento, um menino o procurou e pediu para ser levado à outra margem. Ao longo da travessia, porém, a criança começou a pesar muito, cada vez mais e mais. Graças à força do gigante, chegaram ao destino.
O menino, então, revelou: “Não se espante, Cristóvão, você não somente teve o mundo sobre si como carregou em seus ombros aquele que criou o mundo. Eu sou Cristo, seu rei, cuja obra você tem servido”. A vida do gigante foi transformada a partir daquele dia. Ele entendeu que deveria carregar agora os ensinamentos de Jesus por todos os cantos. Sendo assim, tornou-se um pregador fervoroso da fé cristã.
No dia seguinte à travessia, ridicularizado e agredido por propagar sua fé, ele arremessou seu cajado ao chão e o objeto se cobriu de flores e frutos, fazendo com que o objeto que carregava se transformasse em uma árvore florida e frutífera. Sua atitude acabou convertendo 8 mil pessoas.
Fonte: Aventuras na História
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.