16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Blog

Violência sexual pode aumentar em 20% no carnaval: Câmara aprova projetos de combate a esse tipo de crime

  • janeiro 26, 2024
  • 0

A época mais festiva do ano se aproxima e traz consigo a necessidade de alerta para a violência contra a mulher. Conforme levantamento publicado no site do Governo

Share:
Violência sexual pode aumentar em 20% no carnaval: Câmara aprova projetos de combate a esse tipo de crime

A época mais festiva do ano se aproxima e traz consigo a necessidade de alerta para a violência contra a mulher. Conforme levantamento publicado no site do Governo Federal em 2022, com base nos dados obtidos no disk 100 e ligue 180, a violência sexual pode aumentar em 20% durante o carnaval. Alerta este que também vale para Nova Friburgo, onde milhares de foliões irão para as ruas durante o período da Festa de Momo.

Em 2023, a Câmara Municipal aprovou três relevantes projetos para contribuir com o combate a qualquer tipo de violência direcionada ao público feminino. Todos eles de autoria do Vereador Claudio Leandro da Silva. De acordo com o parlamentar, o foco dessas propostas está na promoção da ressignificação dos padrões culturais de violência contra a mulher no âmbito do Município de Nova Friburgo. Tais projetos se transformaram nas Leis Municipais 4.937/2023, 4.988/2023 e 4.990/23.

O principal deles, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça, instituiu o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, consistindo em práticas de treinamento oferecidas às instituições públicas e privadas para atendimento imediato e socorro de mulheres vítimas de violência.

O chamado neste carnaval é para que possamos elevar nossa voz fazendo coro pelo protocolo criado pela Secretaria de Estado da Mulher: “Ouviu um não? Respeite a decisão”. Essa mensagem, que ressoa ainda mais forte neste momento de celebração coletiva, convida-nos a juntos fortalecermos o respeito e garantirmos que todas as mulheres tenham segurança e exercitem a sua liberdade com plenitude.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *