1999: Há 25 anos, o cinema que mudou minha vida
- dezembro 5, 2024
- 0
O cinema em 1999 capturava perfeitamente as ansiedades e expectativas que todos sentíamos com a virada do milênio. Por Leo Arturius
O cinema em 1999 capturava perfeitamente as ansiedades e expectativas que todos sentíamos com a virada do milênio. Por Leo Arturius
O ano de 1999 foi um marco, tanto para o cinema mundial quanto para mim. Eu ainda era adolescente, cursava o ensino médio e trabalhava em uma locadora de VHS. Mal sabia eu que aquele seria o ano que transformaria minha relação com o cinema para sempre. A cada filme que passava pelas minhas mãos, a cada cliente que comentava sobre o que havia assistido, eu mergulhava mais fundo nesse universo que começava a me fascinar de uma maneira diferente.
Foi também o ano em que comprei minha primeira edição da Revista SET. Lembro até hoje da sensação de folhear aquelas páginas, repletas de críticas, entrevistas e curiosidades sobre os filmes que estavam mudando a história do cinema. Na capa, aparecia Jennifer Lopez, e no interior, eram apresentadas imagens inéditas do novo filme de James Bond, que se tratava de ‘007 – O Mundo Não é o Bastante’, a terceira aventura de Pierce Brosnan no papel do espião.
Trabalhar na locadora me dava acesso a uma quantidade infinita de filmes, e eu passava horas assistindo, seja por diversão, seja por curiosidade. A locadora virou uma escola para mim. Eu aprendia diariamente sobre gêneros, diretores, tendências, e, com o tempo, comecei a ver o cinema de outra forma. Não era mais apenas entretenimento – era uma janela para entender o mundo.
Enquanto eu vivia essa descoberta pessoal, o mundo estava em plena transição. O cinema em 1999 capturava perfeitamente as ansiedades e expectativas que todos sentíamos com a virada do milênio. Filmes como Matrix trouxeram uma revolução visual que eu nunca tinha visto antes. Aqueles efeitos especiais, que pareciam impossíveis, me deixavam horas pensando sobre as realidades que conhecíamos e as que estavam por vir. Matrix não só redefinia a ficção científica, mas também falava muito sobre as transformações que estavam batendo à nossa porta – o digital estava ganhando força e o analógico começava a se despedir.
Na locadora, a chegada dos DVDs foi outro momento que me marcou profundamente. O formato era novo, as capas brilhantes, as promessas de imagens mais nítidas e som mais claro. Para quem, como eu, estava imerso no VHS, o DVD parecia algo de outro mundo. Ele trazia mais do que apenas o filme: bastidores, comentários de diretores, cenas extras. Era como um convite para mergulhar ainda mais fundo na arte cinematográfica, e eu fazia isso com uma paixão crescente.
No Brasil, as mudanças não eram só tecnológicas. Em 1999, nosso cinema refletia o clima de tensão e efervescência cultural que o país vivia. Filmes como Orfeu, de Cacá Diegues, mostravam o Brasil das favelas, misturando bossa nova, samba e crítica social, ao mesmo tempo em que a política se ajustava ao contexto global. Lembro de assistir filmes nacionais e me sentir conectado com a antiga e nova geração de cineastas brasileiros que estavam explorando nossas realidades com coragem e criatividade.
Internacionalmente, era impossível não ficar hipnotizado por produções que falavam sobre o desconhecido e o misterioso. O Sexto Sentido me prendeu com sua reviravolta brilhante, e De Olhos Bem Fechados, o último filme de Stanley Kubrick, trouxe à tona temas complexos como o desejo reprimido e as fragilidades das relações humanas. Mas foi A Bruxa de Blair que me mostrou o poder do cinema independente. Gravado de maneira crua, com uma estética quase amadora, esse filme de terror foi um sucesso avassalador, provando que boas histórias ainda podiam ser contadas com baixo orçamento e muita criatividade.
O Bug do Milênio também esteve no ar naquele ano, e me lembro do temor global sobre o Y2K, que poderia colapsar sistemas digitais com a chegada do ano 2000. Essa ansiedade com a tecnologia se refletiu no âmbito espiritual no O Sexto Sentido, que explorava o medo do desconhecido, o que estava além da nossa compreensão imediata.
À medida que eu assistia a esses filmes, lia sobre eles e os discutia com colegas e clientes na locadora, percebia o quanto o cinema refletia o espírito daquele tempo. Ele capturava a incerteza, o medo do futuro e o entusiasmo com as novas possibilidades. Era como se as telas fossem um espelho, mostrando não só o que estávamos vivendo, mas também o que estávamos prestes a enfrentar no limiar do século XXI.
Para mim, 1999 foi mais do que o ano da virada do milênio. Foi o ano em que o cinema deixou de ser apenas diversão e se tornou uma verdadeira paixão. Ele me ensinou a ver o mundo de uma maneira diferente. Trabalhando na locadora, assistindo a filmes todos os dias, e absorvendo o que revistas e programas de TV ofereciam, eu me tornei um cinéfilo de coração. E, como muitos filmes daquela época, a jornada que comecei ali continua até hoje.
Cronicamente Inviável
Direção: Sérgio Bianchi
Elenco: Umberto Magnani, Cecil Thiré, Dira Paes
Data de lançamento: 22 de outubro de 1999
Importância: Um filme provocativo que aborda a desigualdade social no Brasil de forma crua e impactante, com uma narrativa não-linear.
Filme: https://youtu.be/5UR5Lm8A1Sg?si=oaE07Je-5Q6nKnHF
Dois Córregos
Direção: Carlos Reichenbach
Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Beth Goulart
Data de lançamento: 19 de novembro de 1999
Importância: Um filme nostálgico que explora o passado e as relações familiares, ambientado no Brasil da ditadura militar.
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=GxT23asrE2Y
Eu Tu Eles
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Regina Casé, Lima Duarte, Stênio Garcia
Data de lançamento: 27 de agosto de 1999
Importância: Um drama cômico inspirado em uma história real, explorando as dinâmicas de um relacionamento polígamo em uma pequena comunidade no Nordeste.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SV6zVfm0hrE
O Auto da Compadecida
Direção: Guel Arraes
Elenco: Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Denise Fraga
Data de lançamento: 10 de setembro de 1999
Importância: Um clássico do cinema brasileiro, com uma narrativa que mistura comédia e crítica social, adaptada da obra de Ariano Suassuna.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XPuMu_ENzlg
Orfeu
Direção: Cacá Diegues
Elenco: Toni Garrido, Patrícia França, Murilo Benício
Data de lançamento: 2 de abril de 1999
Importância: Uma adaptação moderna do mito de Orfeu ambientada nas favelas do Rio de Janeiro, trazendo uma vibrante combinação de samba, bossa nova e crítica social.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MF8B3uoixRo
Bom Trabalho (Beau Travail)
País de origem: França
Direção: Claire Denis
Elenco: Denis Lavant, Michel Subor, Grégoire Colin
Data de lançamento: 9 de setembro de 1999
Importância: Inspirado na obra “Billy Budd”, de Herman Melville, explora masculinidade e repressão em um estilo visualmente poético e hipnótico.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Hh4HzACZOOQ
Corra, Lola, Corra (Lola Rennt)
País de origem: Alemanha
Direção: Tom Tykwer
Elenco: Franka Potente, Moritz Bleibtreu, Herbert Knaup
Data de lançamento: 28 de janeiro de 1999 (lançamento na Alemanha em 1998, internacionalmente em 1999)
Importância: Um thriller frenético que mistura ação e elementos experimentais, tornando-se um dos maiores sucessos do cinema alemão dos anos 90.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=XT2RlajsaSQ
Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao)
País de origem: China
Direção: Zhang Yimou
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike
Data de lançamento: 13 de agosto de 1999
Importância: Um retrato tocante da educação rural na China, elogiado por seu realismo social e impacto humanitário.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SNsF9YWeoII
Rosetta
País de origem: Bélgica
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Émilie Dequenne, Fabrizio Rongione
Data de lançamento: 22 de setembro de 1999
Importância: Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Rosetta é um retrato realista da luta de uma jovem para escapar da pobreza. O filme influenciou debates sobre políticas sociais na Europa.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=woN2P4r65oA
Tabu (Gohatto)
País de origem: Japão
Direção: Nagisa Oshima
Elenco: Takeshi Kitano, Ryuhei Matsuda, Shinji Takeda
Data de lançamento: 18 de dezembro de 1999
Importância: Um filme sobre poder e desejo no Japão feudal, trazendo uma abordagem única e desafiadora sobre sexualidade no cinema japonês.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=LCQvBZ3xptA
Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre)
País de origem: Espanha
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Penélope Cruz, Marisa Paredes
Data de lançamento: 8 de abril de 1999
Importância: Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma obra-prima emocional que explora temas como maternidade, identidade e perda. Consolidou Almodóvar como um dos maiores diretores contemporâneos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5Va7Z7O-LMc
O Vento nos Levará (Bad ma ra khahad bord)
País de origem: Irã
Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Behzad Dorani, Noghre Asadi
Data de lançamento: 6 de setembro de 1999
Importância: Um dos filmes mais aclamados de Kiarostami, explorando temas de vida, morte e a relação entre modernidade e tradição no Irã.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xq1gXC3119A
10 Coisas Que Eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You)
Direção: Gil Junger
Elenco: Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt
Data de lançamento: 31 de março de 1999
Importância: Uma adaptação moderna de A Megera Domada, de Shakespeare, que se tornou um clássico entre os filmes adolescentes, celebrando a força das protagonistas femininas.
A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project)
Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sánchez
Elenco: Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard
Data de lançamento: 30 de julho de 1999
Importância: Um sucesso de bilheteria baseado em filmagens amadoras e orçamento reduzido, revolucionou o gênero de terror e popularizou o estilo “found footage”.
A Múmia (The Mummy)
Direção: Stephen Sommers
Elenco: Brendan Fraser, Rachel Weisz, John Hannah
Data de lançamento: 7 de maio de 1999
Importância: Um grande sucesso de bilheteria que trouxe de volta os monstros clássicos com uma abordagem de aventura e efeitos especiais inovadores.
American Pie
Direção: Paul Weitz, Chris Weitz
Elenco: Jason Biggs, Chris Klein, Tara Reid
Data de lançamento: 9 de julho de 1999
Importância: Um marco nas comédias sexuais adolescentes, capturando a cultura jovem da época de forma irreverente.
As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides)
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Kirsten Dunst, James Woods, Kathleen Turner
Data de lançamento: 19 de maio de 1999
Importância: O filme de estreia de Sofia Coppola explora com delicadeza os aspectos sombrios da adolescência e da vida suburbana, marcando o início de uma carreira de destaque.
Beleza Americana (American Beauty)
Direção: Sam Mendes
Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch
Data de lançamento: 1 de outubro de 1999
Importância: Vencedor do Oscar de Melhor Filme, aborda a crise da vida suburbana com uma crítica incisiva à sociedade americana.
Clube da Luta (Fight Club)
Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter
Data de lançamento: 15 de outubro de 1999
Importância: Um manifesto anti-consumista que, embora inicialmente controverso, se tornou um clássico cult, especialmente após o sucesso em vídeo.
De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Tom Cruise, Nicole Kidman
Data de lançamento: 16 de julho de 1999
Importância: O último filme de Stanley Kubrick, abordando o desejo e o poder nas relações, com um tom enigmático que se mantém atual.
Ghost Dog: Matador Implacável (Ghost Dog: The Way of the Samurai)
Direção: Jim Jarmusch
Elenco: Forest Whitaker, John Tormey, Isaach De Bankolé
Data de lançamento: 13 de maio de 1999
Importância: Uma fusão inovadora de culturas, misturando elementos do cinema de máfia, filmes de samurais e hip-hop. O filme explora temas de lealdade e honra através de uma abordagem estilística única e uma trilha sonora icônica de RZA, marcando um ponto alto na carreira de Jim Jarmusch.
Magnólia (Magnolia)
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore
Data de lançamento: 17 de dezembro de 1999
Importância: Um épico dramático que captura a complexidade das relações humanas, consolidando Paul Thomas Anderson como um dos grandes diretores da época.
Matrix (The Matrix)
Direção: Lana e Lilly Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss
Data de lançamento: 31 de março de 1999
Importância: Revolucionou o cinema de ficção científica com sua visão sobre realidades virtuais e efeitos visuais inovadores, marcando uma geração.
Meninos Não Choram (Boys Don’t Cry)
Direção: Kimberly Peirce
Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny
Data de lançamento: 31 de dezembro de 1999
Importância: Abordou de forma sensível e corajosa questões de identidade de gênero e violência, transformando Hilary Swank em uma estrela e abrindo discussões sobre LGBTQIA+ no cinema.
O Gigante de Ferro (The Iron Giant)
Direção: Brad Bird
Elenco: Eli Marienthal, Jennifer Aniston, Harry Connick Jr.
Data de lançamento: 6 de agosto de 1999
Importância: Embora não tenha sido um sucesso nas bilheteiras, tornou-se um clássico cult da animação, com comparações a obras de Hayao Miyazaki.
O Sexto Sentido (The Sixth Sense)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment
Data de lançamento: 6 de agosto de 1999
Importância: Um dos maiores sucessos de 1999, famoso por sua reviravolta final, estabelecendo Shyamalan como um mestre do suspense.
Quero Ser John Malkovich (Being John Malkovich)
Direção: Spike Jonze
Elenco: John Cusack, Cameron Diaz, John Malkovich
Data de lançamento: 3 de dezembro de 1999
Importância: Uma das comédias mais originais da década, destacando-se pela premissa única e a exploração da identidade em um mundo cada vez mais virtual.
Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I – The Phantom Menace)
Direção: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman
Data de lançamento: 19 de maio de 1999
Importância: O retorno da saga Star Wars após 16 anos, com inovações visuais que redefiniram os efeitos especiais no cinema.
Chiquinha Gonzaga
País de origem: Brasil
Direção: Jayme Monjardim
Elenco: Regina Duarte, Carlos Alberto Riccelli, José Wilker
Data de lançamento: 12 de janeiro de 1999
Importância: Uma das principais minisséries da TV Globo, Chiquinha Gonzaga narra a vida da icônica compositora e maestrina brasileira, trazendo à tona questões sobre a luta feminina e a cultura musical no Brasil. Com atuações memoráveis e produção de alta qualidade, marcou a teledramaturgia brasileira.
Hermes e Renato
País de origem: Brasil
Direção: Detonautas e elenco
Elenco: Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira
Data de lançamento: 1999
Importância: Um dos programas de humor mais irreverentes da televisão brasileira, Hermes e Renato estreou na MTV Brasil com esquetes satíricas, absurdas e inovadoras. Tornou-se um fenômeno cult, influenciando o humor televisivo e digital no Brasil.
Inside the Actors Studio
País de origem: EUA
Direção: Jeff Wurtz
Elenco: James Lipton (apresentador), vários atores (entrevistados)
Data de lançamento: Continuação de temporadas anteriores, em 1999
Importância: Focado em explorar o trabalho e a trajetória dos grandes atores e diretores de Hollywood, Inside the Actors Studio proporcionava uma plataforma profunda e educativa sobre a arte de atuar e dirigir.
Linha Direta
País de origem: Brasil
Direção: Carlo Milani
Apresentador: Marcelo Rezende
Data de retorno: 1999
Importância: Um dos programas mais populares da televisão brasileira, Linha Direta retornou em 1999 com sua proposta de reconstituir crimes reais e pedir a ajuda do público na solução de casos não resolvidos. Foi um marco no gênero de programas policiais e investigativos no Brasil.
Movie Magic
País de origem: EUA
Direção: Jeff Blyth
Elenco: Vários cineastas e técnicos (entrevistados)
Data de lançamento: Continuação de temporadas anteriores, em 1999
Importância: Focado nos efeitos especiais de filmes, Movie Magic explorava os bastidores dos maiores sucessos de Hollywood e o processo técnico por trás da criação de efeitos visuais revolucionários. Era uma fonte de informação essencial para os amantes da produção cinematográfica e tecnologia no cinema.
Scene by Scene
País de origem: Reino Unido
Direção: Mark Cousins
Elenco: Mark Cousins (apresentador)
Data de lançamento: 1999
Importância: Um dos programas mais importantes para cinéfilos e críticos, Scene by Scene explorava o trabalho de diretores e atores de maneira profunda e reflexiva, proporcionando entrevistas exclusivas com grandes nomes do cinema. Apresentado por Mark Cousins, o programa oferecia uma plataforma única para debater o futuro e o impacto do cinema no final do milênio.
Episódios: https://www.youtube.com/@markncous/videos
The Directors
País de origem: EUA
Direção: Robert J. Emery
Elenco: Vários cineastas (entrevistados)
Data de lançamento: 1999
Importância: Série documental norte-americana que entrevistava grandes diretores de cinema de Hollywood, proporcionando uma visão dos bastidores das produções e explorando a visão criativa dos cineastas. The Directors foi importante para aprofundar o conhecimento sobre o processo de direção e a história de grandes filmes.
Programa: https://www.imdb.com/title/tt0224861/?ref_=nv_sr_srsg_2_tt_7_nm_0_in_0_q_The%2520Directors
O cinema em 1999 capturava perfeitamente as ansiedades e expectativas...
Leia maisComo pedagogo e cineasta, vejo o cinema como uma ferramenta...
Leia maisNo distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, amantes do cinema...
Leia maisGraduado em Pedagogia e Cinema pela PUC-Rio, Leo Arturius assumiu a cadeira de direção em nove filmes, como produtor foram oito e outros sete como continuísta. Desde 2016 oferece cursos de roteiro e documentário na cidade de Nova Friburgo e, em 2017, obtive seu ápice profissional ao ter um filme selecionado no Festival de Cannes. A carreira teve uma guinada em 2019, começou a fazer exposição de fotografia sobre a cidade de Nova Friburgo. Friburguenses e cariocas já tiveram a oportunidade de entrar em contato com seu olhar de estrangeiro sobre a cidade serrana. Em 2023 assumiu a cadeira de professor de documentário no Colégio Nossa Senhora das Dores e de marketing digital no Senai Nova Friburgo. Em 2024 retorna a atuação regular em produções com sua direção cinematográfica e assumiu o cargo de produtor de conteúdo na TV Zoom.