A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na noite de ontem, 10, uma orientação para suspender a aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em gestantes de todo o país. Segundo a agência, a suspensão se deve ao monitoramento de possíveis efeitos colaterais graves em mulheres grávidas.
Acompanhando a orientação da Anvisa, a prefeitura de Nova Friburgo anunciou na manhã de hoje que suspendeu a imunização deste grupo. Em nota, a prefeitura reforçou que a recomendação é apenas para que as gestantes não recebam essa vacina e que a campanha de imunização deve seguir normalmente com os outros públicos-alvo.
Ainda segundo o governo municipal, até o momento não houve nenhum relato de evento adverso na cidade, e que as grávidas que foram imunizadas antes da recomendação da Anvisa devem ficar atentas aos possíveis efeitos da vacina.
A suspensão deve seguir até que as investigações de efeitos colaterais graves sejam encerradas pelo ministério da saúde.
Vale ressaltar que reações à vacinas em geral, como: febre, dor no corpo e indisposição são normais. O que é investigado pelo ministério da saúde são os efeitos graves, como: formação de coágulos e trombose causados em algumas gestantes pelo país.
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.