O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVASP) divulgou em seus canais oficiais que irá diminuir o intervalo entre as doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que atualmente é de 12 semanas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A partir de agora, assim como outros estados e municípios, o RJ terá um intervalo de doses de oito semanas, o que corresponde a dois meses. A decisão foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e, após consulta ao grupo de especialista e epidemiologista da Saúde. Segundo as secretarias, essa medida visa a aceleração do esquema vacinal no estado, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para segunda dose.
O estado informa que agora, a organização e o novo esquema são de competência das prefeituras.
Por Luiz Marcelo Iezzi
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.