O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) firmaram uma parceria para uso de dados biométricos dos eleitores e eleitoras que não fizeram o registro na Justiça Eleitoral.
O que é?
Segundo as informações, nas eleições, em 2 de outubro, mais de 1,8 milhão de eleitoras e eleitores fluminenses que ainda não cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral poderão votar com identificação das digitais. Isso será possível devido à utilização dos registros biométricos do Detran, que foram recebidos pelo TRE-RJ, por meio de parceria firmada entre os dois órgãos.
Como vai funcionar?
No momento da votação, mesárias e mesários irão consultar os cadernos de votação, onde constarão junto aos dados para identificação das eleitoras e dos eleitores o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral”. Daí, então, o cidadão conseguirá votar validando sua biometria.
Todos os 92 municípios fluminenses terão o modelo de identificação híbrida.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.