Durante a última quarta-feira, 9 de novembro, Nova Friburgo recepcionou o Ministério da Saúde para que o Programa IST/AIDS/Hepatite da Subsecretaria de Vigilância em Saúde fosse avaliado.
De acordo com a prefeitura, caso a avaliação seja bem sucedida, a equipe de saúde do município, irá receber um certificado a respeito da eliminação de transmissão vertical do HIV, que ocorre quando a doença é transmitida da mãe para o filho durante ou após a gestação. Além disso, a equipe concorre também a um selo de boas práticas rumo a eliminação da sífilis.
Vale destacar que, segundo o município, nos últimos 13 anos, não houve nenhum registro de nascidos vivos que positivaram com HIV.
A concorrência está entre duas cidades: Nova Friburgo e Niterói. A avaliação seguirá ocorrendo até sexta-feira e o resultado será divulgado por meio de um relatório.
Por Leonardo Guimarães
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.