O estado dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas vem sendo um debate constante, quanto a sua conservação ambiental, mas também sobre o lado histórico que guardam.
Segundo as informações, desde 2020, um estudo revelou que diversas árvores da praça estavam mortas ou com as raízes apodrecidas, e que poderiam oferecer riscos de queda. Com isso, então, alguns eucaliptos foram podados ou cortados por medida de segurança.
Em julho deste ano, a prefeitura e o Ministério Público assinaram um Termo Aditivo ao TAC, de 2015, que prevê a recuperação do conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça Getúlio Vargas. E para dar andamento a este processo, foi anunciado pelo município o edital de licitação para contratar a empresa que irá retirar essas raízes que ficaram.
Após essa retirada, o plano de recuperação do local prevê o plantio de novas árvores da mesma espécie. Vale lembrar que essas mudas já vêm sendo cultivadas no Horto Municipal.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.