A queda de uma barreira, no último sábado, 18, bloqueou a RJ-150 por completo. Posteriormente, a Defesa Civil vistoriou a área e dois engenheiros do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) autorizaram a limpeza de 75% da pista. Contudo, houve um novo deslizamento, que impediu uma via por completo.
O tráfego dos veículos de menor porte não foi tão impactado. Motos e carros de passeio passavam sem problemas. Caminhões menores tinham cautela, mas não encontravam grande resistência. Já os ônibus não conseguiram passar nesta quarta-feira, 22, por conta de mais uma parte da via comprometida.
Essa situação também deixa os moradores de Amparo apreensivos. A autônoma Bruna Debossan afirmou:
A gente se sente ilhado e não sabe o que fazer se ficarmos presos ou se alguém passar mal. Também ficamos tristes por não termos um posicionamento sobre isso.
E o secretário de Defesa Civil, Levi Gomes, explicou as providências já tomadas e o que poderá ser feito a médio prazo:
Depois que a barreira caiu, acionamos o DER, a Energisa e o Corpo de Bombeiros para fazermos a retirada de parte do material. Se chover forte, vamos interditar a via por completo, independentemente do estado da barreira. Existe a possibilidade de uma reunião, nesta quinta-feira, com o DER e o INEA – devido ao córrego que passa próximo – para ver o melhor meio de atuar, liberando meia pista, até que seja feita uma licitação.
Por: Arthur Costa
Em atualização
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.