As tarifas das famílias de baixa renda agora podem ter um desconto de até 65%, baseado no consumo mensal, através da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Cerca de 11 mil famílias de Nova Friburgo já conseguiram as bonificações nas contas.
Para ser contemplado, basta atender os pré-requisitos: ter o cadastro atualizado do CadÚnico, do Governo Federal, depois disso, a renda da família deve ser inferior ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Nos casos de pessoas que dependem de equipamentos elétricos para vida no dia a dia, a renda pode ser de três salários mínimos.
De olho nas irregularidades
Em 2022, a Energisa fez uma pesquisa, através de cruzamento de dados, em parceria com a referência de assistência social, o CRAS, onde foi constatado que mais de três mil famílias não faziam parte das casas que receberam o desconto. Para reparar essa inconsistência, a concessionária fez um comparativo do cadastro das Famílias do Governo Federal com os dados da distribuidora.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.