18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE

Lançado sistema de monitoramento via satélite para reservas ambientais do Estado

  • junho 6, 2023
  • 0

Tecnologia implementada combaterá desmatamento de maneira remota O inovador Sistema Estadual de Áreas Embargadas do Estado do Rio de Janeiro, chamado ‘’Embargo Remoto’’, foi lançado nesta segunda-feira, 5.

Share:
Lançado sistema de monitoramento via satélite para reservas ambientais do Estado
Tecnologia implementada combaterá desmatamento de maneira remota

O inovador Sistema Estadual de Áreas Embargadas do Estado do Rio de Janeiro, chamado ‘’Embargo Remoto’’, foi lançado nesta segunda-feira, 5. Através da tecnologia que realiza sensoriamento remoto e faz cadastros virtuais, o monitoramento online permitirá a realização do embargo de área via satélite, o que agilizará os processos e dará mais proteção a Mata Atlântica. Tal ferramenta acrescenta esforços para a preservação ambiental por prevenir o avanço e ocorrências de perda de vegetação. Permitirá que a secretaria e o instituto agilizem o trabalho de fiscalização remoto em áreas rurais dentro de unidades de conservação ambiental. Além dessa ação, também será realizado o embargo em áreas municipais para garantir a recuperação ou a regeneração da área danificada.

Para infrações contra o meio ambiente, poderão ser aplicadas as seguintes sanções: 

  • Perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; 
  • Perda ou suspensão da participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito; 
  • Proibição de contratação com a Administração Pública pelo período máximo de três anos; 
  • Suspensão de registro, licença, permissão ou autorização; e cancelamento de registro, licença, permissão ou autorização.

Durante o evento que aconteceu na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Dia Mundial do Meio Ambiente, foram entregues 81 viaturas destinadas para o trabalho. Desde maio, já foram entregues 162 carros às unidades de conservação municipais. Essas novas viaturas serão utilizadas em ações operacionais de áreas preservadas e vão atender diversas demandas e necessidades diárias de cada região.

Foto: Fabio Veneza

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *