Após denúncia da Zoom, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou nesta segunda-feira, 28, o afastamento das professoras envolvidas no caso de discriminação contra um menino de três anos de idade da Creche Municipal Leda Tavares, no bairro Vila Nova. De acordo com a denúncia enviada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, as docentes, promoveram um bolão para adivinhar “quantas arrobas a criança pesava”.
A ação também contou com a participação da diretora da unidade, que pediu exoneração do cargo e foi transferida de unidade. Ela teria retirado a criança da sala de aula à força e levado até a cozinha da creche onde foi colocada em cima de uma balança para a conferência de seu peso real.
Em entrevista concedida à Zoom, a mãe da vítima revelou a revolta ao saber do caso
É uma criança de três anos que não tem noção do que está acontecendo. Eu tenho ideia que ele foi vítima de gordofobia, bullying e racismo dentro da creche, em um lugar que ele deveria estar sendo protegido. Então é muito indignante, frustrante na verdade.
3O inquérito tramita em segredo na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude do MP, devido a vítima ser menor de idade.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que está respeitando os trâmites do processo administrativo, que está em curso.
Através das redes sociais, o prefeito Johnny Maycon repudiou o caso e pediu apuração dos fatos. O chefe do executivo ainda informou que abriu processo administrativo disciplinar para apuração do ocorrido e determinou a remessa de cópia integral dos autos ao Ministério Público para as apurações cabíveis na esfera criminal e da infância e juventude.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.