Caos na saúde pública de Nova Friburgo: faltam médicos especialistas na cidade
janeiro 3, 2024
0
Projeto de Lei do vereador Márcio Alves propõe medida para reduzir as filas por exames e atendimentos Pacientes do SUS em Nova Friburgo sofrem com a longa espera
Share:
Projeto de Lei do vereador Márcio Alves propõe medida para reduzir as filas por exames e atendimentos
Pacientes do SUS em Nova Friburgo sofrem com a longa espera por atendimento por especialistas. Faltam médicos na rede e também o número de especialistas disponíveis é insuficiente.
A denúncia foi feita pelo vereador Marcinho Alves recentemente em suas redes socias. Cardiologia, Psiquiatria e Reumatologia por exemplo, são três especialidades que não estão disponíveis na rede pública da cidade. A fila de espera por consultas nas três especialidades, ultrapassa três mil pacientes.
A situação é a mesma para quem precisa de exames para diagnósticos: mais de 2300 pessoas estão a espera de uma endoscopia e mais de 1200 que precisam de colonoscopia.
Para Márcio Alves, a demanda também é grande por exames e o custo é alto. Os pedidos médicos dos pacientes do SUS se somam também aqueles que conseguem pagar uma consulta particular, mas que não têm recursos para pagar por exames e tratamento. Esses pacientes, mesmo com o pedido de exame, precisam passar pelos médicos do SUS, o que aumenta ainda mais a fila das consultas.
Projeto de Lei do vereador busca agilizar o atendimento e minimizar as filas
Com o objetivo de dar mais celeridade ao atendimento em Nova Friburgo e reduzir o tempo de espera, já está em discussão na Câmara Municipal, o projeto do vereador que já foi aprovado em primeira votação. O novo regulamento autorizará a rede pública a realizar exames com pedidos médicos emitidos pela rede particular, sem necessidade do paciente ter que refazer a consulta com um especialista do SUS.
O que diz a Prefeitura sobre o assunto:
Através de nota, fomos informados que a Prefeitura está promovendo um concurso público que vai contratar mais profissionais médicos visando ofertar um atendimento mais ágil e de qualidade à população. Além disso, nos últimos dois anos, promoveu diversas iniciativas para manter os médicos na rede, implantando uma padronização salarial para a categoria e reajustando salários de plantonistas e médicos da atenção básica para que as remunerações fossem mais compatíveis com o mercado de trabalho.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.