No mesmo período de 2023, foram 70 ocorrências do tipo no município.
Segundo a assessoria de imprensa da Corporação, o Corpo de Bombeiros RJ foi acionado para 57 socorros relacionados a acidentes de trânsito (capotagens, colisões, quedas de veículos e atropelamentos) de 1º de janeiro a 05 de fevereiro de 2024, em Nova Friburgo.
A imprudência e imperícia no trânsito da cidade vem aumentando expressivamente o número de acidentes.
Segundo o Major Fábio Contreiras, porta voz do Corpo de Bombeiros RJ, os principais motivos são dirigir embriagado, com sono, o cansaço e a baixa visibilidade.
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), esclarece que, em relação às ações para diminuir os índices de acidentes, regularmente são promovidas campanhas de conscientização e orientação a condutores e pedestres, por meio das redes sociais da Prefeitura e da Smomu.
Além disso, uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração da Segurança – PROEIS, estão sendo promovidas blitz em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito. É importante destacar que o Poder Público (prefeitura e autoridades policiais) precisa da conscientização e colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
Estatísticas oficiais de 2023 e 2022:
*2023*
De 1º de janeiro a 31 de outubro 2023:
610 ocorrências de trânsito, incluindo capotagens, colisões, quedas de veículos e atropelamentos
*2022*
De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022:
515 ocorrências de trânsito, incluindo capotagens, colisões, quedas de veículos e atropelamentos
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.