20°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Blog

Defesa Civil de Nova Friburgo alerta para o risco “muito alto” de incêndios florestais nesta época do ano

  • junho 21, 2024
  • 0

O painel do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que surgiu da necessidade de um monitoramento mais efetivo e abrangente, de forma a atender

Share:
Defesa Civil de Nova Friburgo alerta para o risco “muito alto” de incêndios florestais nesta época do ano

O painel do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que surgiu da necessidade de um monitoramento mais efetivo e abrangente, de forma a atender igualitariamente todos os 92 municípios do Estado quanto aos eventos de desastres naturais, alerta para risco MUITO ALTO de incêndios florestais em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro nesta época do ano.

No âmbito de Nova Friburgo, a informação está sendo difundida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, que nesta semana também divulgou o Plano Inverno 2024, que trata do Plano de Contingência (Plancon) contra Estiagem e Incêndios Florestais. 

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

O Plano de Contingência apresentado na ocasião estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, em resposta às ocorrências causadas por estiagem e incêndios florestais.

O projeto foi desenvolvido por meio da análise de dados estatísticos, avaliações técnicas e mapeamento de risco nas áreas identificadas com maior probabilidade de ocorrências em consequência da estiagem.

Diante disso e do cenário atual de risco muito alto para incêndios florestais, a Defesa Civil de Nova Friburgo reforça algumas orientações para a população, buscando a minimizar a possibilidade desse tipo de ocorrência: 

– Evite queimadas: nunca provoque queimadas para eliminar lixo ou limpar terrenos. Busque alternativas mais seguras e sustentáveis para a eliminação de resíduos.
– Não jogue pontas de cigarro em áreas naturais: descarte adequadamente as pontas de cigarro em lixeiras apropriadas. Um simples cigarro pode ser suficiente para iniciar um incêndio em áreas secas.
– Não faça fogueiras em locais não autorizados: caso esteja acampando ou em áreas de lazer onde a fogueira seja permitida, sempre faça em locais autorizados e tome cuidado para apagá-las completamente após o uso.
– Denuncie ações suspeitas: se você notar alguém realizando queimadas ilegais ou de forma irresponsável, denuncie às autoridades ambientais ou ao Corpo de Bombeiros (193).  
– Esteja preparado para agir em caso de incêndios: mantenha água, abafadores e ferramentas adequadas para combate a incêndios em casa, no carro e em propriedades rurais. Essa preparação pode ser crucial para evitar que pequenos focos se alastrem.
– Informe-se sobre as condições climáticas: evite fazer atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, pois essas condições favorecem a propagação rápida do fogo.

Mais dicas e orientações

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro também elencou uma série de informações, dicas e orientações a todos os cidadãos sobre os riscos, perigos e consequências da propagação de incêndios florestais. Confira nesse link .

Estatísticas recentes e pontos de risco em Nova Friburgo

Para se ter uma ideia, somente entre os meses de junho e setembro de 2023, Nova Friburgo registrou 115 casos de incêndios florestais, sendo o pico no mês de setembro, com 52 registros.

Desde 2018, o ano mais crítico foi 2019, quando foram contabilizados 332 incêndios florestais no município, com pico também em setembro, com 109 registros. Em todos os anos, a maior incidência foi em áreas não protegidas, como terrenos baldios e vegetação em geral. Os dados foram gerados pelo 6º GBM de Nova Friburgo.

Alguns pontos de Nova Friburgo são considerados como de risco para este tipo de ocorrência, como: Parque Estadual dos Três Picos; APA Estadual de Macaé de Cima; APA Municipal do Pico da Caledônia; Pedras das Catarinas; Pedra do Imperador; Pedra da Cruz; Parque Ecológico Cão Sentado; Parque Municipal Juarez Frotté; e diversas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *