Friburgo apresenta baixos índices de vacinação infantil contra a Coqueluche
agosto 1, 2024
0
Menos da metade da população de crianças até cinco anos foi imunizada contra a doença na cidade Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, dados divulgados pela Secretaria
Share:
Menos da metade da população de crianças até cinco anos foi imunizada contra a doença na cidade
Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde revelam um baixo índice de vacinação infantil contra a Coqueluche, o que gera um alerta, especialmente para crianças.
A infecção pode causar complicações graves nessa faixa etária, que, se não tratadas adequadamente, podem ser fatais.
O municipio informou que possui uma população de 8.778 crianças menores de cinco anos.
Dentre elas, apenas 362 foram vacinadas contra a doença, de acordo com o balanço de imunizados dos últimos seis meses da Secretaria de Saúde.
Veja os dados enviados pela Secretaria de Saúde, detalhadamente:
Quantitativo de crianças por faixa etária:
De 6 meses a 1 ano: 920 crianças
1 ano: 1.840
2 anos: 1.909
3 anos: 2.019
4 anos: 2090
Total: 8.778
Quantitavo de crianças imunizadas:
Sobre a vacinação:
O imunizante da Pentavalente (difteria/coqueluche/tétano/ meningite por haemophilus Influenzae e hepatite B) está inserido na rotina do Calendário Vacinal de Rotina da Criança de D1- 2 meses; D2- 4 meses e D3- 6 meses; com reforço (R1) 15 meses e reforço (R2) 4 anos no imunizante da DTP (difteria/coqueluche e tétano).
A vacinação é oferecida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Alerta da Secretaria de Saúde
No dia 11 de julho já havia sido realizada a capacitação dos ACS ( Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agente de Combate às Endemias), com o objetivo de orientar a busca ativa (casa em casa) das crianças menores de cinco anos com as cadernetas em atraso, direcionando para o acerto nas salas de vacinação do município.
O Monitoramento Estratégico de Vacinação tem o propósito de resgatar os bolsões de crianças não vacinadas e elevar a cobertura vacinal para prevenção das doenças imunopreveníveis.
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta:
“A Secretaria reforça a importância dos pais e responsáveis levarem seus filhos aos postos. O Executivo Municipal acredita que a informação é o principal caminho para que todos se conscientizem sobre a importância da vacinação e os meios de comunicação têm sido grandes aliados nessa luta”
Primeiro óbito de coqueluche no país em três anos
A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou uma morte por coqueluche no estado. A vítima é um bebê de seis meses residente na cidade de Londrina.
Essa é a primeira morte no país depois de três anos sem óbitos pela doença, de acordo com informações do Ministério de Saúde.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.