18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Geral

MP denuncia padre por homofobia em Nova Friburgo

  • setembro 10, 2024
  • 0

Durante a celebração religiosa, o sacerdote fez várias declarações homofóbicas

MP denuncia padre por homofobia em Nova Friburgo

Um padre foi denunciado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por promover discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+. O fato ocorreu em abril de 2023, mas a denúncia foi formalizada recentemente, após a conclusão de um inquérito policial.

A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo denunciou o padre Antônio Carlos dos Santos à Justiça, por proferir ofensas contra a orientação sexual de casais homoafetivos durante uma missa.

 

Publicidade
Publicidade

O discurso aconteceu no dia 30 de abril de 2023, em uma   Capela de Nova Friburgo, quando o sacerdote fez declarações homofóbicas, associando a união entre pessoas do mesmo sexo à ação demoníaca e à destruição das famílias.

Segundo o MPRJ, suas falas incitaram preconceito e discriminação contra homossexuais, configurando crime de homofobia. A denúncia foi enviada à 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, onde o caso segue sendo investigado.

Publicidade
Publicidade

Relembre o episódio

O padre foi denunciado à polícia por homofobia após um sermão durante uma missa de 7º dia. O ator Bernardo Dugin relatou, em um vídeo publicado online, que o discurso homofóbico ocorreu durante a homilia, momento da missa destinado à reflexão sobre temas específicos.

“Durante a homilia, o padre disse que ‘o demônio está entrando nas casas de várias formas para destruir as famílias, sendo representado pela união entre pessoas do mesmo sexo, como homem com homem e mulher com mulher’”, relatou Bernardo.

Na ocasião, a Diocese de Nova Friburgo divulgou uma nota pedindo desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas e reafirmou as orientações do Bispo, que enfatizam misericórdia, respeito, diálogo, tolerância e reconciliação.

O padre Antônio Carlos dos Santos também se manifestou, afirmando que suas palavras não tiveram a intenção de ofender ninguém e pediu desculpas pelo ocorrido.

Através de suas redes sociais, ele se manifestou: 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *