Outubro Rosa: Como a prevenção do câncer de mama pode salvar milhares de vidas
- outubro 3, 2024
- 0
Segundo a OMS, câncer de mama foi responsável por mais de 600 mil mortes nos últimos quatro anos
Iniciamos esta semana, o mês dedicado à campanha Outubro Rosa, que tem como principal objetivo conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha busca promover a informação sobre a doença, incentivar a realização de exames periódicos e reforçar a necessidade de um cuidado contínuo com a saúde feminina.
Além de alertar para os sintomas e formas de diagnóstico, o Outubro Rosa também promove ações de apoio a quem já foi diagnosticado, ajudando a desmistificar o tratamento e reforçar o papel da prevenção na luta contra o câncer.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, com exceção dos tumores de pele não melanoma.
Ele responde por aproximadamente 24,5% de todos os novos casos de câncer diagnosticados anualmente no público feminino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No Brasil, a estimativa é que tenham sido registrados 73 mil novos casos da doença, somente no ano passado.
Globalmente, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o câncer de mama foi responsável por mais de 685 mil mortes em 2020.
Esses números sublinham a relevância de campanhas como o Outubro Rosa, que procura não só educar, mas também mobilizar ações concretas que ajudem a salvar vidas.
Origem
O Outubro Rosa teve início em 1990, nos Estados Unidos, durante a primeira Corrida pela Cura, organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York.
Naquela ocasião, o laço rosa foi adotado como símbolo da campanha e sua visibilidade rapidamente se espalhou, ganhando alcance internacional.
Desde então, a campanha ocorre anualmente, levando a conscientização sobre o câncer de mama a diversas partes do mundo.
Durante o mês de outubro, instituições de saúde em todo o Brasil realizam mutirões de mamografias, palestras e eventos para promover o conhecimento sobre o câncer de mama e incentivar as mulheres a realizar o autoexame e buscar consultas regulares.
Formas de prevenção
O autoexame é uma ferramenta importante para que as mulheres conheçam seu próprio corpo e fiquem atentas a possíveis alterações.
No entanto, ele não substitui exames mais detalhados, como a mamografia, que deve ser feita anualmente por mulheres com mais de 40 anos, ou antes, caso exista histórico familiar da doença.
Ao reforçar a importância do diagnóstico precoce, a campanha também destaca que, quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura, que podem ultrapassar 95% nos estágios iniciais.
Além disso, o Outubro Rosa busca promover a igualdade no acesso à saúde, combatendo as desigualdades regionais e socioeconômicas que muitas vezes dificultam o tratamento preventivo para mulheres em regiões mais remotas ou com menor poder aquisitivo.
Com o passar dos anos, o Outubro Rosa se consolidou como um movimento global, engajando não só mulheres, mas toda a sociedade na luta contra o câncer de mama. A campanha é um lembrete anual de que a informação, o acesso à saúde e o diagnóstico precoce são as melhores ferramentas para reduzir o impacto desta doença que afeta milhões de mulheres no Brasil e no mundo.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.