Alerj aprova projeto que reconhece Rio Macaé como área de interesse turístico do Estado
- outubro 30, 2024
- 0
Iniciativa busca promover ecoturismo, cultura e proteção ambiental ao longo do Rio Macaé, que corta Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Macaé
Iniciativa busca promover ecoturismo, cultura e proteção ambiental ao longo do Rio Macaé, que corta Nova Friburgo, Casimiro de Abreu e Macaé
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, um projeto de lei do deputado estadual Carlos Minc (PSB) que considera toda a extensão do Rio Macaé como área de interesse turístico estadual. A proposta, que cobre desde a nascente do rio, em Nova Friburgo, até sua foz em Macaé, passando por Casimiro de Abreu, ainda será votada em segunda discussão antes de seguir para sanção do governador Cláudio Castro (PL)
Com a aprovação, o Rio Macaé poderá receber investimentos e apoio de órgãos estaduais, como a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Flumitur), vinculada à Secretaria Estadual de Turismo.
“A proposta é aquecer a cadeia de negócios em torno dos rios em bom estado de preservação, gerando empregos e valorizando o turismo ecológico e cultural. A experiência internacional mostra que essa estratégia é viável e bem-sucedida,” explica Carlos Minc.
“Queremos garantir que as populações que dependem do rio, co c cmo pescadores e trabalhadores do turismo, sejam beneficiadas e tenham condições de preservar e usufruir dessa importante riqueza natural,” conclui Minc.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.