22°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEGeral

SEMERJ recebeu líderes do setor educacional, especialistas e autoridades para debater o futuro da Educação a Distância no Brasil

  • outubro 31, 2024
  • 0

Seminário discutiu tópicos relevantes como o Novo Marco Regulatório, a Formação de Professores e a IA como parceira do Docente

SEMERJ recebeu líderes do setor educacional, especialistas e autoridades para debater o futuro da Educação a Distância no Brasil

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ) promoveu, nesta terça-feira, dia 29/10, o seminário “Novos Horizontes na Educação a Distância: Desafios e Perspectivas”.

Realizado no auditório do Ibmec Centro, o evento abordou temas fundamentais para o futuro do ensino a distância no país, como o Novo Marco Regulatório, a Formação de Professores e a Inteligência Artificial como parceira do docente.

Publicidade
Publicidade
Simone Horta, Cláudia Romano, Marta Abramo e Elizabeth Guedes

O encontro reuniu um seleto grupo de especialistas e líderes do setor educacional, entre eles: Marta Abramo, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior; Gabriel Chalita, doutor em Semiótica e Filosofia do Direito; André Lemos Jorge, presidente do Conselho Nacional de Educação; Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior (Inep); Luiz Roberto Curi, ex-presidente do CNE e titular da Cátedra Paschoal Senise da USP; Elizabeth Guedes, conselheira do CNE, presidente da ANUP e vice-presidente do SEMERJ; Celso Niskier, conselheiro do CNE, presidente da ABMES e vice-presidente do SEMERJ; Eduardo Parente, CEO da Yduqs; Vera Ligia, diretora-executiva do SEMERJ; Rui Otavio, vice-presidente do SEMERJ; Adriano Coelho, CEO & Sócio-Consultor da Hoper Educação; Simone Horta, presidente da Conaes; entre outros

Publicidade

A presença do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, também trouxe destaque ao evento, que foi encerrado com uma palestra inspiradora do técnico de vôlei Bernardinho, sobre liderança, motivação e trabalho em equipe, oferecendo valiosas lições para a gestão educacional.

Esta foi a primeira ação do SEMERJ sob a liderança de Cláudia Romano, recém-nomeada presidente da instituição e a primeira mulher a assumir o cargo em 43 anos de história do sindicato. Cláudia também é vice-presidente da Yduqs, presidente do Instituto Yduqs e conselheira em várias organizações.

Segundo Cláudia Romano, a realização do seminário reafirma o compromisso do SEMERJ com o setor educacional.

Cláudia Romano e Gabriel Chalita

Foi uma honra receber todos que estiveram presentes. Eu e toda a diretoria do SEMERJ estamos profundamente orgulhosos de realizar um evento sobre um tema tão relevante e desafiador. Iniciativas como essa exemplificam o grande compromisso que temos com a educação e representam um passo importante para o fortalecimento do ensino superior. Recebemos renomados especialistas, líderes do setor de educação e autoridades, o que proporcionou trocas de ideias e oportunidades de networking. Queremos produzir a inteligência e gerar subsídios que permitam as mantenedoras, o governo e o setor produtivo tomarem decisões mais informadas sobre os melhores caminhos para a educação superior no Brasil.

Conclui Cláudia.

Para Marta Abramo, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, o seminário criou um espaço valioso para reflexões essenciais sobre o futuro da educação.

Cláudia Romano e Marta Abramo

A importância de um evento como esse nos traz uma oportunidade de discutir sobre a educação a distância, o futuro dela e, na verdade, de toda educação superior. Hoje, a educação a distância ocupa um lugar importante em nosso sistema de ensino. Essa troca de informações e opiniões nos ajuda a aprimorar nossas ideias e refletir sobre temas essenciais para o Brasil.

Comenta Abramo.

Marta Abramo, Andre Lemos Jorge, Adriano Coelho e Ulysses Tavares

Já Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior (Inep), destacou o papel do seminário como ponto de encontro entre os diferentes agentes reguladores e as instituições de ensino superior.

Estamos aqui para discutir a importância da educação a distância e os nossos desafios e possibilidades para o futuro. É um assunto de grande relevância no momento e uma oportunidade de reunir o Inep, que faz a avaliação, a Seres, responsável pela regulação e supervisão, e o CNE, responsável pelas diretrizes, com as instituições que vivem e fazem a educação superior no dia a dia. Com a soma de todos esses pontos de vista, poderemos encontrar os melhores encaminhamentos para o futuro da educação no Brasil.

Frisa Ulysses.

O presidente do CNE, André Lemos, também elogiou o evento por facilitar a interação entre as instituições do Rio de Janeiro e os principais órgãos reguladores.

Este momento é ímpar, pois congrega todas as instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro e também permite ao Conselho Nacional de Educação, à Seres e ao Inep dialogar diretamente com o setor, promovendo uma construção dinâmica. Para nós, foi um motivo de grande orgulho e alegria.

Afirma Lemos.

 

 

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *