Regras do Pix mudam a partir desta sexta, 1, com foco em segurança e combate a fraudes
- novembro 1, 2024
- 0
Novas medidas do Banco Central incluem limite para dispositivos não cadastrados
As novas normas para o uso do Pix, em vigor a partir desta sexta-feira (1º), trazem mudanças para aumentar a segurança e reduzir o risco de fraudes nas transações. Agora, transferências acima de R$ 200 só serão permitidas por dispositivos previamente cadastrados pelos clientes nas instituições financeiras, enquanto aparelhos não cadastrados terão um limite diário de R$ 1 mil.
O Banco Central (BC) destacou que essa exigência de registro se aplica apenas a novos dispositivos, ou seja, para celulares e computadores já utilizados nas transações Pix, as regras permanecem as mesmas.
Além desse ajuste, as instituições financeiras deverão aprimorar seus sistemas de segurança, adotando tecnologias que identifiquem transações fora do padrão ou que não condizem com o perfil do cliente. O monitoramento deverá basear-se em dados de segurança centralizados no Banco Central, e as instituições também precisarão informar os usuários sobre práticas de prevenção a fraudes.
Para garantir a segurança contínua, as instituições revisarão periodicamente os registros dos clientes no Banco Central, verificando marcas de fraude a cada seis meses. Diante de movimentações suspeitas, poderão restringir a velocidade de novas transações e bloquear temporariamente pagamentos recebidos via Pix. Nos casos mais graves, com forte suspeita ou confirmação de fraude, as instituições podem até encerrar a conta do cliente.
Lançamento do Pix Automático em 2025
Em 16 de junho de 2025, o Banco Central lançará o Pix Automático, uma nova modalidade destinada a facilitar pagamentos recorrentes. Essa ferramenta permitirá que usuários autorizem cobranças automáticas diretamente pelo celular ou computador, ideal para serviços que exigem pagamentos periódicos, como contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, planos de saúde e serviços de streaming.
O Pix Automático permitirá débito direto, eliminando a necessidade de autenticação em cada operação e prometendo reduzir custos para empresas e facilitar a quitação de faturas pelos consumidores.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.