16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEEsportes

Jogador friburguense participa do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master no sul do país

  • novembro 12, 2024
  • 0

Tony Ventura jogou na categoria 80+ da competição pelo time de Copacabana

Jogador friburguense participa do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master no sul do país

Desde o dia 9 de novembro, acontece em Caxias do Sul (RS) a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master, onde mais de 1.500 atletas de 20 estados do país, com idades variando de 30 a 85 anos ou mais, competem nas categorias masculinas e femininas. Um dos participantes da categoria 80+ é o empresário Tony Ventura, figura conhecida em Nova Friburgo por ser um exemplo no mundo do basquete friburguense.

Este ano, a competição conta com duas grandes novidades: um número recorde de atletas e a categoria 85+ masculina, que será disputada pela primeira vez no campeonato.

Sempre presente em pautas sobre o basquete de Nova Friburgo, Tony contou um pouco sobre sua experiência em mais uma participação no Campeonato Master.

Publicidade
Publicidade

“É com muita alegria, porque isso é uma oportunidade de reviver a infância para quem teve a chance de jogar quando criança, e a adolescência para quem jogou basquete adolescente, revivendo bons momentos. O esporte coletivo só tem motivação se houver competição, e organizar um campeonato brasileiro de veteranos é uma competição muito agradável e bem organizada {…} é uma situação muito favorável para a motivação no esporte, algo de que precisamos, principalmente para os jovens e para as escolinhas.”

Mesmo jogando pelo time de Copacabana, Ventura faz questão de levar o nome de sua cidade natal além dos arredores da serra, sempre ressaltando como o esporte vem crescendo na cidade e os projetos futuros que fomentarão ainda mais oportunidades para jovens atletas.

“A gente precisa resgatar esse basquetebol, o que é muito bom, pois incentiva as crianças e adolescentes a se desconectarem um pouco da tecnologia, a saírem do celular e do computador. O esporte coletivo proporciona igualdade, uma educação muito importante, e a possibilidade de todos serem iguais dentro da quadra. Isso é fundamental.”

Jogador de basquete Tony Ventura posa ao lado de mural do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master
Tony Ventura jogou na categoria 80+ da competição pelo time de Copacabana

Longevidade

Não só o empresário, mas outros participantes se emocionaram com as categorias 80+ e 85+. O jogador João Almeida de Goes, de 87 anos, por exemplo, foi o “cestinha” da partida, marcando 27 pontos. João demonstrou suas duas décadas de experiência como atleta profissional e técnico, incentivando e cobrando esforço de seu time.

Entre os jogadores destacados estava o aposentado Kalil Boabaid, de 92 anos, esbanjando talento pela quadra e levando o título de participante mais idoso da competição.

Grandes nomes do basquete brasileiro também marcaram presença entre os jogadores. Um deles foi Benedicto Cicero Tortelli, de 85 anos, campeão mundial com o Brasil em 1963 e detentor de diversos outros títulos sul-americanos e pan-americanos.

Jogaores com mais de 85 anos participam do Campeonato Master de Basquete
Benedicto Cícero Torteli, de 85 anos, foi campeão mundial com o Brasil em 1963.

“Eu valorizo sempre o que aprendi, essa disposição e o prêmio que temos na vida. Estou com 81 anos, então é um privilégio participar de um evento assim, e valorizamos os jovens das categorias de 35 anos. Assistir aos jogos deles nos renova e nos traz alegria ao ver o esporte que amamos tão bem organizado”, diz Tony Ventura.

Tony já possui planos para participar dos campeonatos regionais em 2025.

 “O basquete está passando por uma fase muito boa, de recuperação, e precisamos estimular ainda mais além do que participo com os veteranos.”

Publicidade

Benefícios além da vitória

O Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master oferece diversos benefícios aos atletas veteranos, promovendo bem-estar físico, socialização e estímulo à prática esportiva em idade avançada. Além de reforçar a importância da atividade física para a saúde, o campeonato contribui para a manutenção de um estilo de vida ativo, ajudando na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Outro destaque é o ambiente de camaradagem entre os atletas, que encontram no evento uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de vínculos. Os participantes revivem o clima competitivo e a paixão pelo esporte, fazendo do evento uma celebração do basquete e da longevidade no esporte.

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *