19°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEEducaçãoGeral

Estudantes do Sistema ‘S’ terão passe livre intermunicipal em Nova Friburgo

  • dezembro 2, 2024
  • 0

Nova lei estadual garante gratuidade no transporte para alunos bolsistas com renda familiar de até dois salários mínimos

Estudantes do Sistema ‘S’ terão passe livre intermunicipal em Nova Friburgo

Estudantes do ensino médio e técnico profissional matriculados em escolas do Sistema ‘S’ (Senai, Sesi, Sest, Senac, Sebrae e Sesc) ganharam mais um incentivo para continuar seus estudos.

A nova lei estadual 10.594/24, sancionada pelo governador Cláudio Castro, assegura o passe livre nos ônibus intermunicipais para alunos bolsistas com renda familiar bruta per capita mensal de até dois salários mínimos.

A medida, publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (28), visa beneficiar jovens de municípios vizinhos que estudam em unidades do Sistema ‘S’ em Nova Friburgo.

De autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos), a proposta teve apoio do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e busca ampliar o acesso à educação profissional.

Para garantir o benefício, além da comprovação de renda, os alunos devem manter uma frequência mínima de 75% nas aulas.

Publicidade

A deputada destacou que muitos jovens enfrentam dificuldades financeiras que os impedem de continuar seus estudos, mesmo com bolsa integral. “O Sistema ‘S’ oferece uma educação de qualidade e gratuita, mas o custo do transporte ainda é um desafio para muitas famílias.

Esta lei garante que mais jovens possam ter acesso ao ensino técnico e profissional sem esse obstáculo financeiro”, afirmou Tia Ju.

A nova legislação complementa a lei estadual 4.510/05, que já assegura o passe livre para estudantes de escolas públicas e para pessoas com deficiência ou doenças crônicas.

Com coautoria dos deputados Élika Takimoto (PT) e Giovani Ratinho (Solidariedade), a lei amplia o alcance das políticas de gratuidade no transporte público, fortalecendo o acesso à educação em regiões onde as oportunidades são mais limitadas.

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *