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Qual câmera usar na hora de fazer um filme?

  • dezembro 16, 2024
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No universo das produções cinematográficas, a escolha das câmeras é um elemento crucial, impactando diretamente a estética e a narrativa visual dos filmes. Por Leo Arturius

Qual câmera usar na hora de fazer um filme?

Embora novas tecnologias e lançamentos surjam anualmente, certas câmeras se mantêm no topo, consolidando-se como preferidas entre cineastas de diferentes perfis e orçamentos.

A Arri Alexa Mini, lançada em 2015, é uma das câmeras mais utilizadas no mercado cinematográfico, especialmente em festivais de renome como Sundance, Cannes e no Oscar. Esse fenômeno se deve à combinação de qualidade de imagem, versatilidade e confiabilidade que a marca oferece, além de sua adaptação aos requisitos de diversos segmentos da indústria.

01 Arri Alexa Mini

ALEXA MINI

A Alexa Mini domina particularmente o cenário de festivais. Em Sundance, 44% dos filmes foram rodados com essa câmera, enquanto o uso de câmeras digitais da Arri, incluindo modelos como a Amira e outras versões da Alexa, somou 72% das produções. Outras fabricantes ocupam menor espaço no mercado: a Sony, com sua Venice (lançada em 2017) e Venice 2 (de 2021), representa 12% das produções, enquanto a Red, especialmente com o modelo Komodo lançado em 2020, abrange 5%.

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Esse domínio da Arri Alexa também aparece em Cannes e nas produções indicadas ao Oscar, embora com uma participação ligeiramente menor. Produções de maior orçamento no Oscar tendem a optar por câmeras de grande formato, como a Alexa 65 (de 2015) e câmeras IMAX, buscando capturar imagens de alta resolução e mais imersivas. Filmes como 1917 (2019), que usou a Arri Alexa Mini LF (lançada em 2018), e The Revenant (2015), que utilizou a Alexa 65 para captar cenas naturais intensas, exemplificam essa preferência.

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No que se refere ao formato de sensor, o Super35 é o favorito em Sundance e Cannes, liderando com 65% e 69% das produções, respectivamente. Esse formato oferece maior variedade de lentes e menor custo, enquanto no Oscar, 77% das produções utilizaram câmeras de grande formato, explorando profundidade de campo e qualidade de imagem em alta resolução. A Alexa Mini LF, por exemplo, foi amplamente usada em Joker (2019), demonstrando o interesse por formatos maiores em produções de orçamento elevado.

Internacionalmente, era impossível não ficar hipnotizado por produções que falavam sobre o desconhecido e o misterioso. O Sexto Sentido me prendeu com sua reviravolta brilhante, e De Olhos Bem Fechados, o último filme de Stanley Kubrick, trouxe à tona temas complexos como o desejo reprimido e as fragilidades das relações humanas. Mas foi A Bruxa de Blair que me mostrou o poder do cinema independente. Gravado de maneira crua, com uma estética quase amadora, esse filme de terror foi um sucesso avassalador, provando que boas histórias ainda podiam ser contadas com baixo orçamento e muita criatividade.

05 FORMATOS

O uso de câmeras de filme também permanece significativo: cerca de 11% das produções de Sundance, 22% em Cannes e 30% no Oscar optaram pela película, com destaque para o modelo Arricam da Arri, frequentemente escolhido por cineastas que valorizam um visual tradicional. Filmes recentes, como Dunkirk (2017), capturado em IMAX e filme 65mm, e Once Upon a Time in Hollywood (2019), rodado em película, ilustram o apelo contínuo desse formato para grandes produções.

06 CAMERA PELICULA
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A predominância de câmeras como a Arri Alexa Mini e o uso crescente de grandes formatos em produções de alto orçamento refletem uma preferência clara entre os cineastas pela qualidade visual e flexibilidade. A popularidade das câmeras Arri em festivais e premiações como o Oscar e Cannes reforça a importância de um equipamento confiável para produções que exigem alta performance visual. O uso contínuo de câmeras de filme e a variedade de modelos em Sundance indicam que, para muitos diretores e cinematógrafos, o valor artístico da imagem permanece prioritário, e a tecnologia escolhida é uma extensão dessa visão. Com a evolução constante da tecnologia cinematográfica, a seleção de câmeras continua a influenciar significativamente a forma como histórias são contadas na tela, refletindo o equilíbrio entre inovação e tradição. A Arri e seus modelos demonstram que qualidade e durabilidade seguem como prioridades na indústria, mesmo em um mercado dinâmico.

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