Videomonitoramento registra fauna na Mata Atlântica em Friburgo
- fevereiro 19, 2025
- 0
Câmeras registram espécies selvagens em Nova Friburgo
Câmeras registram espécies selvagens em Nova Friburgo
Antes de tudo, o videomonitoramento registra fauna na Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan, uma iniciativa da Águas de Nova Friburgo em parceria com o Projeto Aventura Animal. Para isso, instalaram 10 câmeras trap, também conhecidas como armadilhas fotográficas, em pontos estratégicos. Essas câmeras capturam imagens da vida selvagem sem interferência no habitat natural, garantindo um monitoramento eficiente. Da mesma forma, o projeto fortalece a preservação ambiental e a segurança hídrica.
De acordo com o analista de Meio Ambiente, Bernard Vecci, o videomonitoramento da fauna permite acompanhar espécies ameaçadas ou em risco de extinção na Mata Atlântica. Além disso, essa estratégia é essencial para medir a segurança hídrica e a preservação dos mananciais. Da mesma forma, a iniciativa possibilita uma avaliação mais precisa das condições ambientais da região.
Desde 2023, o monitoramento ocorre também na região do Manancial do Amparo, no quarto distrito de Nova Friburgo. Como resultado, captaram imagens de diversos animais selvagens, incluindo onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá e gato-do-mato-pequeno. Essa documentação é valiosa para compreender a dinâmica das espécies e os desafios para sua conservação.
Por fim, o bólogo e ambientalista do Projeto Aventura Animal, Juran Santos, destacou que o videomonitoramento da fauna auxilia na identificação da biodiversidade e na criação de materiais educativos. Ademais, os estudos gerados com base nas imagens são fundamentais para orientar futuras ações de conservação da Mata Atlântica em Nova Friburgo. Além disso, essas pesquisas favorecem a compreensão dos impactos ambientais e auxiliam na formulação de estratégias sustentáveis.