Estado e Nova Friburgo reforçam vacinação contra gripe com chegada do inverno
Com a vacinaçãogripe em foco, o início oficial do inverno em 20 de junho trouxe condições ideais para doenças respiratórias no Estado e em Nova Friburgo. Mudanças bruscas de temperatura, ar seco e maior permanência em ambientes fechados criam ambiente propício para gripe, rinite, sinusite, asma, bronquite e pneumonia. Além disso, a circulação do vírus influenza aumenta entre julho e setembro, agravada pela poluição do ar.
Publicidade
Publicidade
Campanha e grupos prioritários
A campanha estadual e municipal começou em 7 de abril para grupos prioritários e seguiu com o Dia D em 31 de maio para o público geral. Ademais, doses recebidas totalizam 66.850 e 60.240 foram aplicadas desde então. Com estoque de 6.610 doses, Nova Friburgo ainda segue com meta prioritária em atualização. A vacinação gratuita ocorre nas UBS: Tunney Kassuga (Olaria), Dr. Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Waldyr Costa (Conselheiro Paulino), Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) e José Copertino Nogueira (São Geraldo), bem como nas ESF Amparo, Campo do Coelho, Conquista, Lumiar, Mury e Riograndina. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Publicidade
Importância da imunização
Em primeiro lugar, a vacinação reduz hospitalizações e mortes, sobretudo nos mais vulneráveis. Profissionais da saúde destacam que a imunização gratuita é eficaz para contornar surtos, como recomenda o Ministério da Saúde e a SES do RJ . Como resultado, até maio, mais de 1,2 milhão de doses foram aplicadas no Estado e Dia D estadual alcançou 147 mil doses num único dia
Publicidade
Recomendações práticas
Não apenas isso, caso apresente sintomas gripais, como febre ou tosse, adie a vacinação até a recuperação. Entretanto, o imunizante está disponível o ano todo nas UBS . Além disso, a vacina trivalente protege contra as cepas A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B recomendadas para a temporada do hemisfério Sul .Igualmente, não é preciso aguardar intervalos entre vacinas de rotina.
Por fim, a vacinação gripe gera imunidade coletiva e fortalece proteção individual na população do Estado e de Nova Friburgo, especialmente durante o inverno.