DESTAQUE Geral Meio Ambiente

Dia da Amazônia tem programação especial e mobiliza para a COP30

  • setembro 5, 2025
  • 0

Atividades culturais e ambientais em oito estados celebram a Amazônia, destacam povos tradicionais e preparam sociedade civil para a COP30 em Belém.

Dia da Amazônia tem programação especial e mobiliza para a COP30

O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, terá uma programação nacional que inclui mais de 20 atividades em oito estados. O tema deste ano, “Celebrar a Amazônia e os biomas é soberania”, ressalta a importância da preservação ambiental e do protagonismo das comunidades tradicionais na proteção dos territórios. Em Belém, haverá aulas públicas, feira gastronômica e rodas de conversa; em Manaus, o Festival Grito Rua reunirá juventude, cultura e esporte; em São Paulo e Porto Velho, estão previstos atos em defesa da Amazônia. As ações também marcam a preparação para a COP30, que ocorrerá em novembro, na capital paraense. O objetivo é chamar atenção para os impactos das mudanças climáticas e mobilizar a sociedade civil em defesa do maior bioma brasileiro.

Mobilização nacional pelo clima

Primeiramente, o Dia da Amazônia será celebrado nesta sexta-feira (5) com mais de 20 atividades em oito estados brasileiros. Além disso, a programação organizada por coletivos, movimentos sociais e ONGs busca ampliar a conscientização sobre a crise climática e fortalecer a mobilização para a COP30, que acontecerá em Belém, de 10 a 21 de novembro.

Publicidade
Acianf Anuncio

Tema e propósito das ações

Ainda mais, o tema deste ano é “Celebrar a Amazônia e os biomas é soberania”. Da mesma forma, a proposta é lembrar que proteger os povos, as florestas e a biodiversidade é também proteger a soberania nacional. Ademais, a data celebra a abundância dos biomas brasileiros e reforça a importância das comunidades tradicionais na defesa ambiental.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Programação em diferentes estados

Logo depois, as atividades se espalham pelo país com diferentes formatos e públicos:

  • Belém (PA): aulas públicas, feira gastronômica comunitária, oficinas culturais e rodas de conversa com jovens sobre clima e ancestralidade.

  • Ananindeua (PA): campanha #ClimaDeVerdade, com rodas de conversa e formação comunitária contra desinformação climática.

  • Manaus (AM): Festival Grito Rua, com batalhas de rima, skate, feira criativa e atividades culturais voltadas para a juventude.

  • São Paulo (SP): ato “Sextou em Defesa da Amazônia e da Soberania”, no Teatro Municipal.

  • Porto Velho (RO): mobilização no Baixo Rio Madeira em defesa da Amazônia.

Publicidade

Vozes da sociedade civil

Entretanto, os organizadores reforçam que o Dia da Amazônia COP30 vai muito além da celebração cultural. Por isso, eles lembram que a data também funciona como chamado global para ação climática, destacando que os impactos já são sentidos no Brasil e no mundo.

Além disso, lideranças comunitárias reforçam a mensagem. Conforme destacou Deuza Brabo, do Coletivo Reocupa, existem “inúmeras Amazônias dentro da Amazônia”, e as atividades querem aproximar comunidades e mostrar tanto a potência quanto as ameaças do bioma.

Preparação para a COP30

Posteriormente, em novembro, a COP30 colocará Belém como centro do debate mundial sobre o clima. Assim sendo, as mobilizações desta semana funcionam como preparação para a maior conferência climática do planeta, reunindo líderes, cientistas e comunidades tradicionais.

Compartilhe: