Especialistas reforçam a importância das escolhas diárias
Segundo a fisioterapeuta e docente da Estácio, Francielle Nunes, a felicidade na terceira idade está nas escolhas do cotidiano. “A felicidade na terceira idade não é fruto do acaso, mas resultado de escolhas conscientes. Cultivar hábitos saudáveis e se engajar em hobbies não apenas prolonga a vida, mas adiciona qualidade a esses anos. Como mostram as pesquisas, a combinação de atividades físicas, sociais e criativas constitui um caminho seguro para um envelhecimento ativo, significativo e feliz”, destaca.
Da mesma forma, a também fisioterapeuta e docente da Estácio, Fernanda Schanuel, reforça que pequenas mudanças diárias têm grande impacto. “É fundamental lembrarmos que pequenas mudanças no dia a dia podem transformar a qualidade de vida dos idosos. Incentivar caminhadas leves, estimular a participação em grupos de convivência, resgatar hobbies antigos ou descobrir novas habilidades artísticas são caminhos possíveis e acessíveis”, afirma.
Projeto Bem Viver conecta universidade e comunidade
Em Nova Friburgo, o projeto de extensão “Bem Viver”, coordenado pela Dra. Fernanda Schanuel no curso de Fisioterapia da Estácio, mostra como a ciência e o ensino podem caminhar juntos. O projeto foi aprovado pelo Programa de Pesquisa, Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, e envolve alunos e comunidade em ações voltadas para o bem-estar da terceira idade.
Segundo Fernanda, além de promover uma vida ativa, o projeto orienta sobre consultas médicas, alimentação balanceada e momentos de lazer. “Nosso papel enquanto universidade é oferecer ferramentas práticas que possam ser incorporadas na rotina, fortalecendo a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa”, conclui.
Envelhecimento saudável, como mostram os estudos e ações locais, está ao alcance de todos. Com atitudes simples e escolhas conscientes, é possível envelhecer com alegria, saúde e propósito.