UnoDiverso retorna à Usina Cultural com artistas de Friburgo
outubro 21, 2025
0
Mostra destaca obras de sete artistas e propõe reflexões sobre identidade, coletividade e o papel da arte feminina na cena cultural de Nova Friburgo.
Ler resumo da notícia
A exposição UnoDiverso chega à sua terceira edição na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, entre os dias 24 de outubro e 20 de dezembro. A mostra, que encerra o ciclo do Projeto Resistência Artística em 2025, reúne obras de sete mulheres artistas da região. Com o tema “Identidade e Coletividade”, a curadoria propõe um olhar sobre as conexões entre arte, gênero e pertencimento. O projeto, que já atraiu cerca de 10 mil visitantes neste ano, aposta em processos colaborativos, oficinas de imersão e incentivo à produção experimental. Além de valorizar a arte feminina, a exposição oferece acesso gratuito à cultura e reforça o compromisso da Energisa com a transformação social através da arte. A visitação ocorre de terça a sábado, das 13h às 20h, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
UnoDiverso chega à sua terceira edição
A Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, recebe, a partir do dia 24 de outubro, a terceira edição da exposição UnoDiverso. A mostra reúne obras de sete mulheres artistas da cidade e da região e encerra o ciclo de 2025 do Projeto Resistência Artística. A arte feminina ocupa o centro da proposta curatorial, destacando trajetórias e estilos singulares.
Três anos de resistência cultural
É importante destacar que esta será a terceira mostra do terceiro ano do projeto. Além disso, o UnoDiverso foi concebido como uma série dentro do Projeto Resistência Artística. A cada nova edição, a mostra propõe um recorte curatorial distinto. No primeiro ano, apresentou novos artistas; no segundo, destacou jovens criadores. Agora, em 2025, o foco está na produção artística feminina.
Como resultado, o Projeto Resistência Artística já atraiu cerca de 10 mil visitantes somente este ano.
Publicidade
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Publicidade
Cultura e transformação social
Segundo Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, apoiar a cultura é apostar em transformação. “A arte tem o poder de revelar identidades, provocar reflexões e unir pessoas. É por isso que a Energisa se orgulha de apoiar iniciativas como o Resistência Artística, que levam cultura para perto das comunidades onde atuamos. Investir em cultura é acreditar na transformação que ela gera — não só nas pessoas que criam, mas também nas que vivenciam, se inspiram e se reconhecem através dela”, afirma.
Sete artistas em destaque
Com curadoria de Mário Moreira, Tiago Vianna e Mário Massena, a mostra apresenta obras de Ágatha La Piedra, Camila Ribeiro, Catherine Vieira, Chris Salomão, Eris Luna, Maíra Sala e Wanessa Dábliu. As criações individuais e coletivas exploram múltiplas linguagens. Algumas já integram os portfólios das artistas, enquanto outras foram desenvolvidas durante oficinas de imersão criativa conduzidas pelos curadores.
Além disso, os processos colaborativos e experimentais incentivados nessas oficinas ampliaram a profundidade das obras expostas.
Publicidade
Arte, identidade e pertencimento
Por fim, o resultado é uma mostra diversificada e instigante, em que cada artista revela sua forma de ver o mundo e traduz sua pesquisa estética. A proposta convida o público a refletir sobre as conexões entre arte, identidade e pertencimento. Esses pilares definem a trajetória do Projeto Resistência Artística, liderado por Wilton Neves e voltado à arte-educação e ao acesso democrático à cultura.
A exposição dedicada à arte feminina poderá ser visitada gratuitamente de 24 de outubro a 20 de dezembro, de terça a sábado, das 13h às 20h, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro, Nova Friburgo).