Acidentes crescem em Friburgo no ano de 2025; Lei Seca mantém índice
novembro 6, 2025
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Dados do Corpo de Bombeiros e da Operação Lei Seca mostram crescimento na média mensal de acidentes em Friburgo e estabilidade no índice de alcoolemia.
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Nova Friburgo registrou aumento de 6% na média mensal de acidentes de trânsito em 2025. Segundo o 6º Grupamento de Bombeiros Militar, foram 685 ocorrências até outubro. Colisões seguem liderando os registros, com alta de 7%, e quedas de motocicletas também cresceram. Por outro lado, os atropelamentos caíram 11%, sinalizando possível avanço na segurança de pedestres. A Operação Lei Seca intensificou as abordagens, que passaram de 1.292 em 2024 para 1.679 em 2025. No entanto, o índice de alcoolemia permaneceu praticamente igual: 16,4% em 2024 e 16,3% em 2025. Os dados indicam que, embora a fiscalização tenha aumentado, o comportamento de risco ainda persiste. Especialistas defendem ações educativas, melhorias estruturais e fiscalização permanente como medidas para reduzir os acidentes em Friburgo e tornar o trânsito mais seguro.
Acidentes crescem em Friburgo no ano de 2025; Lei Seca mantém índice
Os acidentes em Friburgo aumentaram em 2025. Segundo o 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), entre 1º de janeiro e 31 de outubro foram registradas 685 ocorrências. Isso representa uma média mensal de 68,5 acidentes. Em comparação, o ano de 2024 fechou com 776 registros, o que equivalia a uma média de 64,6 por mês. Portanto, houve um crescimento de 6% na média mensal de acionamentos.
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Colisões seguem liderando os registros
Não apenas o número total de acidentes subiu, como as colisões continuaram liderando as estatísticas. Em 2025, foram registrados 466 casos em 10 meses, o que corresponde a uma média de 46,6 por mês. Em 2024, foram 523 colisões em 12 meses, com média de 43,5. Assim sendo, houve um aumento de aproximadamente 7% na frequência mensal.
Entre os tipos mais comuns, o destaque permanece para as colisões entre motos e carros. Em seguida, aparecem os choques entre automóveis e, por fim, as batidas entre motocicletas. Apesar da leve queda no número absoluto, a média mensal mostra estabilidade e reforça que os motociclistas continuam sendo os mais expostos.
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Atropelamentos recuam e apontam sinal positivo
Enquanto as colisões aumentaram, os atropelamentos apresentaram queda. Em 2024, foram 93 casos — média de 7,7 por mês. Já em 2025, até outubro, ocorreram 69 atropelamentos, com média mensal de 6,9. Logo depois da análise proporcional, observa-se uma redução de 11%.
Como resultado, os atropelamentos envolvendo automóveis caíram de 55 para 38, e os com motocicletas passaram de 35 para 25. Essa queda sugere melhora na sinalização e no comportamento de pedestres e condutores.
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Capotagens e quedas de moto também aumentam
Por outro lado, quedas de veículos e capotagens mantêm tendência de alta. As capotagens se mantiveram relativamente estáveis: 26 em 2024 contra 24 em 2025. Já as quedas aumentaram. Em 2024, foram 134 ocorrências (11,2 por mês); em 2025, até outubro, já são 126 (média de 12,6 por mês), ou seja, um acréscimo de 13%.
Os dados mostram que a maioria dessas quedas envolvem motocicletas: 110 dos 126 casos. Isso evidencia mais uma vez a vulnerabilidade dos motociclistas no trânsito friburguense.
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Lei Seca intensifica blitze, mas índice de alcoolemia segue estável
A Operação Lei Seca, mesmo com ações mais frequentes, não alterou significativamente o percentual de motoristas flagrados sob efeito de álcool. De janeiro a outubro de 2025, a operação abordou 1.679 condutores — um aumento de quase 30% em relação aos 1.292 do mesmo período de 2024.
Entretanto, o percentual de motoristas alcoolizados manteve-se praticamente igual: 16,4% em 2024 e 16,3% em 2025. Portanto, embora mais fiscalizações tenham ocorrido, a proporção de motoristas dirigindo sob efeito de álcool continua no mesmo patamar.