Abril Azul promove conscientização sobre autismo em Friburgo
abril 1, 2025
0
Campanha internacional reforça diagnóstico precoce do autismo
Abril Azul conscientiza sobre autismo em Nova Friburgo
Campanha internacional reforça diagnóstico precoce do TEA
A campanha Abril Azul busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Organização das Nações Unidas (ONU), antes de tudo, criou essa iniciativa para ampliar a visibilidade do autismo em todo o mundo.
Profissionais conseguem identificar sinais de autismo ainda nos primeiros anos de vida. No entanto, a maioria dos diagnósticos ocorre entre os 4 e 5 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Publicidade
Publicidade
Entenda o que é o TEA
O TEA representa um transtorno do desenvolvimento neurológico. Crianças e adultos com esse diagnóstico geralmente enfrentam dificuldades na comunicação e na interação social. Além disso, muitos manifestam comportamentos repetitivos, interesses restritos e sensibilidade sensorial.
Da mesma forma, cada pessoa com TEA possui um conjunto único de características. Isso significa que o acompanhamento médico e terapêutico deve ser individualizado. Como resultado, a abordagem se torna mais eficaz para o desenvolvimento da pessoa.
Diagnóstico precoce muda vidas
O diagnóstico precoce pode transformar a vida da criança. Quando pais, cuidadores ou professores reconhecem os primeiros sinais e buscam ajuda especializada, as chances de progresso aumentam significativamente.
Por exemplo, a SBP recomenda observar comportamentos como falta de contato visual, atraso na fala e dificuldade em interagir com outras pessoas. Como ilustração, esses sinais podem surgir de forma sutil e gradual.
Além disso, um diagnóstico feito no momento certo permite o início precoce de intervenções. Isso favorece a inclusão escolar, social e familiar.
Informação gera acolhimento
Não apenas a identificação precoce é importante, mas também a informação. O Abril Azul, nesse sentido, combate o preconceito e incentiva a inclusão de pessoas com autismo. Famílias, educadores e a comunidade precisam atuar juntos nesse processo de empatia.
Entretanto, ainda há muitos mitos e desinformações sobre o TEA. Por isso, campanhas como o Abril Azul são fundamentais.
Por fim, a campanha reafirma que crianças, adolescentes e adultos com TEA merecem viver com respeito, compreensão e apoio. O movimento Abril Azul, assim sendo, lembra todos os anos que a informação transforma realidades.