14°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
CidadeDESTAQUEPolícia

Agosto Lilás: Polícia Civil realiza “Dia D” de operação de combate à violência contra a mulher

  • agosto 7, 2023
  • 0

Em virtude dos 17 anos da criação da Lei Maria da Penha, a Polícia Civil, por meio do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realiza o

Share:
Agosto Lilás: Polícia Civil realiza “Dia D” de operação de combate à violência contra a mulher

Em virtude dos 17 anos da criação da Lei Maria da Penha, a Polícia Civil, por meio do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realiza o “Dia D” da “Operação Maria da Penha” nesta segunda-feira, 7. Essa ação, iniciada na ultima terça-feira, 1, tem como principal objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A operação contou com 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) do Rio de Janeiro. As equipes realizam mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o estado. Além disso, também estão previstas iniciativas educativas e de conscientização.

A Policia Civil espera que a “Operação Maria da Penha” incremente ainda mais os números relativos à prevenção e ao combate aos crimes sofridos por mulheres por conta do gênero. Nos primeiros 6 meses de 2023, as Deams realizaram cerca de 630 prisões e 55 apreensões de armas de fogo. No mesmo período, foram concluídos cerca de 7 mil inquéritos e os agentes solicitaram mais de 11 mil medidas protetivas de urgência.

Segundo dados da Deam, em Nova Friburgo, no ano de 2022, foram registradas 49 prisões, 1 feminicidio consumado e 1 atentado. Enquanto esse ano houve 63 prisões e uma tentativa de feminicidio no mês de agosto.

Na manhã de hoje, 7, por volta de 6h, a Operação também foi realizada aqui em Nova Friburgo na Rua Adval Ribeiro, Jardim Califórnia havendo um mandado de prisão.

A vitima relatou que dois dias antes, o autor do crime foi até sua residência e praticou crimes de lesão corporal, ameaça e injúria contra ela. Por não aceitar o termino do relacionamento, o ex-companheiro atacou a vitima com uma arma branca, sendo contido pela filha do casal de apenas 17 anos.

Durante a sua captura, ele tentou fugir por uma mata que margeia sua residência, mas foi alcançado pela equipe que participou da diligência. Cumpridas as formalidades legais, o autor será encaminhado para o sistema prisional.

Ate o fechamento dessa reportagem, outro mandado de prisão foi cumprido nas Braunes contra um homem acusado de abusar sexualmente da neta de apenas 12 anos. A operação continua durante todo o dia.

Em caso de denúncia, disque 100. Para a Central de Atendimento à Mulher, disque 180. Para Emergência, disque 190.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *