Reconhecimento e valorização da educação
De acordo com Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, o nível das obras surpreendeu positivamente. “Esta edição nos mostra o quanto é fundamental investir na formação de nossos jovens. A qualidade e a profundidade dos textos apresentados são um sinal claro disso”, declarou.
Da mesma forma, a presidente da Associação Mulheres de Impressão e vice-presidente do Sigraf RJ, Renata Daflon, reforçou o poder transformador da escrita: “Somos feitos de histórias, e são elas que nos moldam e nos fazem crescer”. Por outro lado, a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, ressaltou a importância da produção autoral dos jovens: “Ver esse teatro vibrando com palavras autênticas nos faz acreditar que a educação ainda tem um futuro promissor”.
Região Serrana bem representada
A região Serrana teve destaque expressivo na publicação do livro. Dez dos textos selecionados são da região, sendo nove das unidades Firjan SESI Petrópolis e Nova Friburgo. A capital contribuiu com 14 obras, enquanto a Baixada e o Sul Fluminense tiveram nove representantes cada.
As escolas vencedoras, os professores orientadores e as coordenadorias da Seeduc também foram reconhecidos. Os prêmios incluíram tablets, kindles, troféus, exemplares do livro e coletâneas literárias. A capa da coletânea foi criada pelos alunos do curso técnico de Design Gráfico da Firjan SENAI Maracanã.
Como ilustração, a aluna Lara Fidalga Britto Rocha, do 3º ano da Firjan SESI Maracanã, venceu o primeiro lugar em Conto com a obra “Verde”. Segundo ela, a avó foi uma grande incentivadora de sua paixão pela leitura e escrita. “Nem esperava chegar tão longe. Participar disso já é uma alegria enorme”, declarou emocionada.
Nova Friburgo premiada mais uma vez
Em resumo, a cerimônia do Rio de Letras 2025 foi mais do que uma premiação. Foi um encontro sensível e poderoso entre literatura, juventude e expressão artística. Nova Friburgo premiada mais uma vez, reafirmando sua força na formação de novos talentos literários e sua relevância na educação do estado.