A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou nesta terça-feira, 22, o uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a Covid-19. A decisão foi unânime e além de proteger contra o coronavírus original, os imunizantes também oferecem proteção extra contra a variante ômicron e as sub variantes BA.1, BA.4/ e BA.5.
Os imunizantes são fabricados pela Pfizer e já são aprovados pelas agências de saúde da europa e dos estados unidos. Segundo a empresa, as vacinas bivalentes mostraram um aumento substancial nos níveis de anticorpos neutralizantes contra as sub variantes em adultos após uma semana da aplicação.
De acordo com a Anvisa, as vacinas poderão ser aplicadas como dose de reforço em todo o público com 12 anos ou mais. Já sobre o início da distribuição dos imunizantes no Brasil, a expectativa é que ocorra nas próximas semanas.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.