16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEGeralPolítica

Atenção aos prazos para justificar a ausência de votos nos 1º e 2º turnos

  • outubro 30, 2024
  • 0

Acesse o e-Título ou visite um cartório para regularizar sua situação eleitoral.

Atenção aos prazos para justificar a ausência de votos nos 1º e 2º turnos

Os eleitores que não votaram no 1º turno das eleições de 2024, realizado no dia 6 de outubro, têm até 5 de dezembro para justificar a ausência.

Já os que não compareceram ao segundo turno, realizado no último domingo, 27, têm até 7 de janeiro de 2025 para fazer a justificativa.

Aqueles que estão no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso voltem após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

Publicidade
Publicidade
Como justificar?

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo autoatendimento eleitoral ou pelo formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br).

Se optar pelo formulário, ele deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado por correio à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Se o eleitor não votou no primeiro e no segundo turno da eleição, será necessário justificar a ausência para cada um deles separadamente, seguindo os requisitos e prazos específicos de cada turno.

Ausências e justificativas

Para justificar, o eleitor deve preencher os dados no e-Título e pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno não votado. Caso um eleitor não vote e não justifique sua ausência em três turnos consecutivos, seu título pode ser suspenso  ou cancelado.

A análise das justificativas é realizada pela autoridade judiciária da zona eleitoral, e o histórico de justificativas pode ser consultado no aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas lojas Apple e Android.

Publicidade
No caso de Friburgo
 

Na cidade de Nova Friburgo, os eleitores realizam a votação apenas no primeiro turno, já que de acordo com o TSE somente cidades com mais de 200 mil habitantes têm a possibilidade de se qualificar para um segundo turno.

Este ano, a cidade apresentou  um total de 114.556 votos, incluindo 3.859 votos brancos, o que representa 3,37% do total, e 6.628 votos nulos, correspondendo a 5,79%.

A abstenção de votos  foi de 41.767 eleitores, 26,72% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

Assim, é necessário que aqueles que se abstiveram de votar fiquem atentos ao prazo de 5 de dezembro para justificar sua ausência.

Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *