DESTAQUE Geral Saúde

Audiência pública discute gestão da UPA de Conselheiro Paulino

  • setembro 26, 2025
  • 0

Moradores poderão acompanhar a apresentação do estudo de terceirização da UPA, em audiência pública promovida pela Prefeitura na Câmara Municipal.

Audiência pública discute gestão da UPA de Conselheiro Paulino

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Friburgo abriu uma consulta pública para que os moradores contribuam com sugestões ao Plano de Contingência de Chuvas Intensas 2025/2026. A iniciativa busca tornar o documento mais participativo, eficiente e alinhado com a realidade local. A consulta ficará disponível entre os dias 25 de setembro e 15 de outubro, através de formulário online acessível pelo site da Prefeitura, redes sociais e perfil da Defesa Civil no Instagram. A proposta é reforçar ações de prevenção, resposta e preparação diante de desastres. Além disso, após o término da consulta, será realizada uma audiência pública entre 20 e 24 de outubro. A versão atual do plano (2024/2025) está disponível para leitura e comparação. A Defesa Civil reforça a importância da participação popular na construção de estratégias que garantam mais segurança à cidade.

Plano de Chuvas é o foco de uma ação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Friburgo. A pasta convida os moradores a participarem da construção do Plano de Contingência de Chuvas Intensas 2025/2026 (PLANCON), por meio de uma consulta pública aberta entre os dias 25 de setembro e 15 de outubro de 2025.

Para participar, basta preencher um formulário disponível online. O acesso pode ser feito pelo site e redes sociais da Prefeitura de Nova Friburgo, pelo perfil da Defesa Civil no Instagram ou diretamente neste link.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade

Consulta busca ouvir os moradores

Antes de tudo, o objetivo da consulta é ouvir a população local. A Defesa Civil quer sugestões para tornar o PLANCON mais eficaz, realista e alinhado à realidade friburguense.

O Plano de Chuvas orienta ações de prevenção, preparação e resposta diante de situações de emergência causadas por fenômenos naturais ou humanos. Dessa forma, o documento é essencial para garantir mais proteção e segurança à cidade.

Participação rápida e com impacto direto

Além disso, participar é simples: o formulário leva menos de cinco minutos para ser preenchido. Todas as contribuições serão avaliadas pela equipe técnica da Defesa Civil. Como resultado, novas estratégias poderão ser implementadas, fortalecendo o sistema de proteção do município.

Em seguida, entre os dias 20 e 24 de outubro, será realizada uma audiência pública, para apresentar as contribuições e fomentar o diálogo com a sociedade. Essa etapa reforça o compromisso com a transparência e a participação cidadã.

Publicidade

Consulta pública fortalece gestão de riscos

Para consulta e comparação, o Plano de Contingência 2024/2025 já está disponível e pode ser acessado pelo link oficial.
Por fim, a Defesa Civil reforça que a participação de cada cidadão é essencial para construir um plano mais eficiente e adaptado às necessidades locais. Plano de Chuvas é um tema que impacta diretamente a vida dos friburguenses, e sua opinião pode fazer toda a diferença.

Compartilhe: