Autoleitura de energia: clientes da zona rural podem aderir
- fevereiro 12, 2025
- 0
Autoleitura de energia ajuda clientes rurais a evitar cobranças indevidas
A autoleitura de energia ajuda os clientes a evitar cálculos baseados na média, que podem, portanto, elevar a conta de luz. Além disso, aproximadamente 80 mil clientes da zona rural da Energisa têm essa opção para acompanhar o consumo real e, assim, evitar surpresas na fatura.
O cliente pode registrar o consumo diretamente pelos canais de atendimento da Energisa.
Esse processo, por exemplo, é especialmente útil na zona rural, onde os leituristas visitam as residências a cada três meses, seguindo, portanto, a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Caso a medição não aconteça, a cobrança, consequentemente, se baseia na média dos últimos 12 meses.
Nas áreas urbanas, a média de consumo é utilizada quando o leiturista, eventualmente, não consegue acessar o medidor por portões fechados, ausência de moradores ou presença de cães soltos.
A Energisa Minas Rio informa que 9% dos consumidores vivem na zona rural. No entanto, apenas 1,3% adotam a autoleitura de energia. Essa baixa adesão pode, assim, resultar em cobranças acima do consumo real.
Especialmente durante a safra, quando o uso de eletricidade aumenta, essa situação se torna ainda mais relevante.
Luciano Cunha, coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio, enfatiza: “Os clientes da zona rural precisam, de fato, adotar a autoleitura. Como a medição ocorre um mês sim e outro não, essa prática assegura que a conta seja faturada com base no consumo real e, assim, evita custos inesperados”.
O procedimento é rápido e, além disso, pode ser feito sem sair de casa:
Dois dias antes da próxima medição, anote os números do consumo que aparecem no visor do medidor.
Em seguida, envie as informações pelos canais de atendimento da Energisa.
Consulte a última conta de energia ou o calendário rural para, dessa forma, verificar a data correta.
Com a autoleitura de energia, os clientes, portanto, mantêm um controle mais eficiente do consumo e evitam cobranças indevidas. Dessa maneira, garantir a leitura correta do consumo torna-se essencial para um planejamento financeiro mais preciso.