Calor intenso surpreende início de dezembro em Nova Friburgo
dezembro 1, 2024
0
Calor intenso, nuvens e pancadas de chuva marcam o fim de semana em Nova Friburgo
Neste domingo, 1º de dezembro, os moradores de Nova Friburgo estão experimentando um clima que não parece típico da Região Serrana do Rio: um calor intenso.
Apesar do céu nublado e de uma máxima prevista de 25°C, a sensação térmica está bem acima do esperado, fazendo os friburguenses suarem mesmo em um cenário de tempo fechado e calor intenso
A mínima prevista é de 19°C, mas a sensação de calor já virou assunto nas ruas e nas redes sociais.
O calor de sábado
No sábado, 30 de novembro, o cenário foi ainda mais severo. O dia começou com céu aberto e sol escaldante, deixando os friburguenses em busca de sombra e muita água para se refrescar.
No fim da tarde, o calorão não deu trégua, mesmo com nuvens carregadas e pancadas de chuva, que pegaram muitos de surpresa.
Clima instável e seus impactos
Essa rápida mudança de tempo reforça a impressão de que o clima da cidade está se comportando como um “coringa” imprevisível.
“Está com cara de chuva, mas o calorão não dá trégua!”, comenta Patrícia Lima, moradora do Centro.
E, de fato, a previsão para hoje indica sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira ao longo do dia. Já à noite, o céu ganha muitas nuvens, mas o tempo deve permanecer firme.
Essa oscilação no clima afeta diretamente o organismo, principalmente os mais sensíveis, como crianças e idosos.
A mudança brusca de temperatura é uma armadilha para o sistema imunológico, podendo desencadear resfriados, alergias e até cansaço extremo.
Especialistas recomendam reforçar a hidratação, manter uma alimentação leve e não esquecer do guarda-chuva — afinal, a chuva passageira é imprevisível.
Para os pequenos, a dica é investir em roupas confortáveis que possam ser facilmente ajustadas ao clima.
Uma blusa leve para o vento fresco da manhã e roupas mais frescas para o calorão do meio-dia podem ajudar a manter o conforto.
Enquanto isso, os friburguenses seguem enfrentando o “efeito estufa serrano”, que prova que até em Nova Friburgo o verão dá suas caras antes da hora.
Buscando conforto no calorão
Quem pode, busca refúgio nas sombras das árvores da Praça Getúlio Vargas ou em um bom sorvete.