Chocolate se torna mercado promissor no Brasil
- julho 7, 2023
- 0
Mercado de chocolates traz benefícios em termos de produção, exportações e geração de empregos Neste Dia mundial do Chocolate, comerado em 7 de julho, vemos cada vez mais
Mercado de chocolates traz benefícios em termos de produção, exportações e geração de empregos Neste Dia mundial do Chocolate, comerado em 7 de julho, vemos cada vez mais
Neste Dia mundial do Chocolate, comerado em 7 de julho, vemos cada vez mais o crescimento do mercado de chocolates. Empresas como a Nobless Cacau, que está a 20 anos em Nova Friburgo e completa 33 anos de fundação, nos mostra a qualidade e crescimento dessa área.
Atualmente, o cenário do mercado brasileiro de chocolates é promissor, tanto na parte de produção e exportação, quanto em relação à geração de empregos. A indústria de chocolates gera cerca de 23 mil empregos diretos, de acordo com informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), evidenciando a importância do setor para o mercado de trabalho.
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) em parceria com a Consultoria KPMG, no primeiro trimestre de 2023 houve um crescimento de 9,8% na produção de chocolates, em comparação ao mesmo período do ano passado. O volume atingido foi de 219 mil toneladas produzidas. Em 2022, a produção chegou a 760 mil toneladas, representando expansão de 8% em relação a 2021.
A Abicab analisou também, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Brasil esta entre os poucos países que possui toda a cadeia produtiva de chocolates, desde a produção de amêndoas de cacau até as indústrias responsáveis pela fabricação do produto final. Essa integração, segundo a entidade, permite uma produção de alta qualidade, apreciada pelo grande consumo nacional e internacional.
O consumo de chocolates no Brasil chegou a 3,6kg por pessoa em 2022, sendo 3,2kg em 2021. O aumento desse consumo está relacionado favoravelmente ao aumento da renda e a diminuição do desemprego, que ampliam o poder de compra da população.
De acordo com a pesquisa da Euromonitor, os países europeus são os que apresentam maior consumo per capita (por pessoa) de chocolate. O ranking é liderado pela Estônia, com 8,5kg/por pessoa, seguido pela Alemanha (8,4 kg), Áustria (8 kg) e Suíça (7,9 kg).
O Dia Mundial do Chocolate celebra a chegada do produto na Europa no século 15, que teve sua origem com os povos Maias e Astecas e chegou ao Brasil por volta do ano de 1746.
Fonte: Agência Brasil
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.