Temporal alaga ruas e leva destruição a nove bairros de Nova Friburgo
- outubro 27, 2023
- 0
A Defesa Civil entrou em estado de alerta e das 18h até as 21h da noite de ontem ja havia registrado diversas ocorrências Uma forte chuva acompanhada de
Uma forte chuva acompanhada de fortes ventos e granizo causou estragos em Nova Friburgo no início da noite desta quinta-feira, 26. De acordo com a Defesa Civil do município, entre alagamentos, quedas de árvores, muros e barreiras, foram registradas 14 ocorrências em 9 bairros.
A persistente chuva acompanhada de forte ventania foram responsáveis por alagamentos de ruas em várias localidades, quedas de árvores, de muros e marquises. Lojas do centro da cidade e supermercados ficaram alagados e os comerciantes tiveram prejuízo.
Na RJ 150 (Estrada de Amparo) inúmeras árvores foram ao chão, em alguns trechos também houve deslizamentos de terra. Já na região central da cidade, os alagamentos tomaram conta do cenário e a água tomou conta das ruas. Nem o Hospital Maternidade escapou e teve o seu primeiro piso inundado pelas águas das chuvas
A Defesa Civil orientou que as pessoas buscassem por um local seguro e informou que a previsão para as próximas horas seria de mais chuva forte. E que, em caso de emergência, que a população ligasse para 199.
Informe da Defesa Civil sobrer as ocorrências :
A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo registrou nas últimas 24 horas (das 8h de quinta-feira, 26, às 8h desta sexta-feira, 27) uma média de 52,2 milímetros de chuva no Município. A localidade que registrou o maior volume de chuva foi o bairro Catarcione, com média de 70,8 milímetros de chuva, seguido por Granja Spinelli (média de 66,8 milímetros) e Duas Pedras (média de 63 milímetros).
No período, a Defesa Civil de Nova Friburgo registrou um total de 14 ocorrências em nove bairros e distritos da cidade: Amparo, Bela Vista, Chácara do Paraíso, Conquista, Córrego Dantas, Duas Pedras, Girassol, Nova Suíça e Varginha. Não houve vítimas, desabrigados ou desalojados.
Das 14 ocorrências, foram seis quedas de árvore (sendo duas no bairro Bela Vista, e uma em Nova Suíça, Amparo, Córrego Dantas e Varginha); dois alagamentos (em Córrego Dantas e Duas Pedras); duas ameaças de queda de barreira (em Conquista e Chácara do Paraíso); dois desabamentos de muros (Córrego Dantas e Girassol); uma ameaça de desabamento de marquise (em Duas Pedras); e um desabamento de telhado (na Chácara do paraíso).
Ainda na noite de ontem, em virtude da chuva, Nova Friburgo entrou em estágio de Atenção (numa escala de monitoramento que vai de: Vigilância, Observação, Atenção, Alerta a Alerta Máximo), com reforço de pessoal para atender as demandas.
Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras, Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, Subprefeitura de Conselheiro Paulino e administrações de bairros, com apoio do 6º GBM e da Energisa, trabalham desde a madrugada na limpeza e desobstrução de vias. Somente em alguns pontos o trânsito ainda se encontra em meia pista, porém, os trechos já devem estar liberados nas próximas horas.
Já o Corpo de Bombeiros informa que o quartel de Nova Friburgo atendeu 10 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, incluindo 7 cortes de árvores, um salvamento de pessoa presa ou ilhada, um desabamento/deslizamento e um acionamento de inundação/alagamento.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.