Emerson Lira ensina no programa Toda Manhã uma receita de espaguete à cabonara. Aprenda a preparar esse delicioso clássico da culinária italiana.
Receita de espaguete à carbonara no programa Toda Manhã No bloco de cozinha do programa Toda Manhã, o modelo e publicitário Emerson Lira, preparou o famoso e aclamado prato da culinária italiana espaguete à carbonara!
Publicidade
Ingredientes do espaguete à carbonara:
* 250 g de macarrão espaguete * 100 g de bacon em cubos * 2 ovos inteiros * 2 gemas * 100 g de queijo parmesão ralado * Sal a gosto * Pimenta do reino a gosto * 1 xícara de gua do cozimento do espaguete
Modo de preparo:
1. Ferva 3 litros de água e coloque o espaguete para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem;
2. Em uma frigideira grande, em fogo médio, frite o bacon até dourar e reserve;
3. Em uma tigela separada, coloque as gemas e os ovos. Acrescente o queijo parmesão juntamente com a pimenta e o sal e misture bem;
4. Escorra o espaguete;
5. Em fogo baixo, aqueça a frigideira com o bacon, acrescente a massa a mistura de queijo com ovos e um pouco da água do cozimento, mexa bem rapidamente para misturar tudo e sirva quente!
Publicidade
Quer saber um pouco mais sobra a história da carbonara?
Assim como muitos clássicos da culinária, a origem da carbonara é repleta de lendas.
Algumas versões dizem que a receita teria sido criada no século XVIII pelos carvoeiros da Itália e por isso levaria esse nome, que remete a palavra carvão, em italiano “carbone”.
Outras atribuem a sua criação aos soldados das tropas aliadas, que durante a segunda guerra, na Itália , teriam acesso a ovo em pó e bacon e os utilizavam para reforçar a massa.
Há ainda quem acredite que o prato recebeu esse nome por causa da lendária sociedade secreta italiana Carbonari.
E essas são apenas algumas das inúmeras lendas que cercam o surgimento desse clássico! O que e certo , é que a receita ficou mundialmente conhecida após a segunda guerra mundial. Apesar de ser um prato muito tradicional na Itália, seu primeiro registro na literatura culinária foi em uma revista americana de 1952 de Chicago.
As controvérsias a respeito da carbonara não param na sua origem. As variações da receita geram discussões acaloradas no mundo culinário.
Os mais puristas da culinária italiana defendem que o “verdadeiro Carbonara” so pode ser feito com massa, queijo pecorino romano, guanciale ovos e pimenta.
Mas sem dúvidas, a variação americana (que você acabou de ler acima) é a mais popular e a mais reproduzida mundialmente.
Seja na Itália, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo, o sabor inconfundível e a simplicidade dos ingredientes fazem da carbonara uma das receitas mais aparecidas pelos amantes da culinária!