Comércio de Nova Friburgo espera crescimento de 1,5% nas vendas de Natal 2024
- dezembro 13, 2024
- 0
Juros altos e dívidas das famílias afetam contratações temporárias e o desempenho do setor
O comércio de Nova Friburgo projeta um crescimento de 1,5% nas vendas de Natal em 2024, superando os resultados do mesmo período de 2023.
A estimativa, apresentada por Braulio Rezende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), reflete os esforços do setor para superar os desafios econômicos.
Os lojistas enfrentam dificuldades que freiam um desempenho mais expressivo.
Os juros elevados desestimulam as compras, enquanto o endividamento das famílias reduz o poder de consumo.
Explica Rezende.
A conjuntura econômica também levou os comerciantes a reduzir o número de contratações temporárias, um reflexo do cenário de incertezas.
Mesmo assim, os empresários apostam em ações promocionais e na criatividade para atrair clientes e movimentar as vendas durante o período natalino.
Horário ampliado reforça vendas de Natal em Nova Friburgo
O comércio de Nova Friburgo e municípios vizinhos ampliará o horário de funcionamento entre os dias 2 e 24 de dezembro, devido ao período natalino.
O acordo, firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, permite que as lojas fiquem abertas até 21h nos dias 2 a 11 e até 22h de 12 a 24, incluindo domingos e segundas-feiras com horários diferenciados.
Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da CDL, explica que o horário ampliado facilita as compras de Natal e atrai consumidores da região, contribuindo para o aumento nas vendas.
O comércio local também se beneficia de consumidores de cidades vizinhas, como mostram os dados do SPC.