DESTAQUE Economia Geral

Comércio friburguense pode abrir até 22h no mês de dezembro

  • novembro 27, 2025
  • 0

Lojas poderão funcionar até 22h em dias úteis e domingos; medida é facultativa, mas exige adesão à convenção coletiva do comércio

Comércio friburguense pode abrir até 22h no mês de dezembro

O comércio de Nova Friburgo e região poderá funcionar em horário estendido durante o mês de dezembro, com objetivo de aquecer as vendas de fim de ano. A medida é resultado de acordo entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, permitindo o funcionamento até 22h, inclusive em alguns domingos e segundas-feiras. Para aderir, os lojistas devem assinar termo de adesão à convenção coletiva. O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, acredita que a ação trará benefícios tanto para empresários quanto consumidores, aproveitando o aumento no poder de compra típico do período natalino. Além disso, ofícios foram enviados ao 11º BPM e à 151ª DP pedindo reforço no policiamento. A medida visa garantir segurança à população e aos comerciantes diante do aumento de circulação e compras. Municípios vizinhos também seguem a mesma convenção.

Horário especial exige termo de adesão à convenção coletiva

Horário estendido comércio é uma das medidas adotadas para estimular as vendas de fim de ano em Nova Friburgo e municípios da região. A partir de 1º de dezembro, os lojistas poderão manter as portas abertas até mais tarde, conforme estabelecido em acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Para participar, é necessário assinar o termo de adesão à convenção coletiva, que regulamenta a jornada estendida.

 

 

 

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Funcionamento em horários ampliados

Em primeiro lugar, o acordo permite o funcionamento das lojas até 21h de 1º a 10 de dezembro e até 22h entre os dias 11 e 24. Além disso, haverá autorização para abertura até as 22h nos domingos 7, 14 e 21. Nos dias 8, 15 e 22, que são segundas-feiras, o expediente poderá começar às 9h — o que rompe com a prática habitual da Semana Inglesa, em que as lojas iniciam as atividades apenas às 13h.

 


 

Publicidade
Acianf Anuncio

Expectativa de crescimento nas vendas

De acordo com Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a medida é facultativa, mas a expectativa é de forte adesão. Segundo ele, dezembro costuma ser um mês de maior movimento nas lojas, impulsionado por tradições como a troca de presentes e o recebimento do 13º salário pelos trabalhadores.

“Em dezembro, as pessoas compram mais. Presentes para a família, amigo oculto, e até produtos pessoais. O consumo aumenta, e a expectativa é de crescimento nas vendas em comparação aos meses anteriores”, afirma Braulio.

 

Publicidade
Acianf Anuncio

Termo de adesão e proteção ao trabalhador

Para aderir ao novo horário, as empresas devem autenticar um termo de adesão único, válido durante todo o período. Segundo Braulio Rezende, esse documento garante o compromisso dos empresários com os direitos dos empregados.

“O termo regulamenta a abertura em datas e horários especiais e reitera as normas da convenção coletiva, que protege os comerciários. A decisão de estender o expediente é dos empresários, mas sempre respeitando o acordo firmado”, destaca.

 

Municípios que seguem o mesmo acordo

O acordo firmado vale não apenas para Nova Friburgo, mas também para Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro. Todos estão sob a jurisdição do Sincomércio e seguem as mesmas regras estabelecidas na convenção coletiva.

Reforço na segurança durante o mês de dezembro

Além disso, Braulio Rezende enviou ofícios ao 11º Batalhão da Polícia Militar e à 151ª Delegacia de Polícia Civil solicitando policiamento ostensivo nas ruas. A medida visa garantir segurança para lojistas e consumidores durante o mês, especialmente com o aumento de circulação e dinheiro em espécie.

Ele ressaltou que o apoio da PM e da Polícia Civil será essencial diante do grande fluxo de pessoas nas áreas comerciais e bancárias, o que pode atrair a ação de criminosos.

“Estamos certos de que, mais uma vez, contaremos com o apoio do 11º BPM e da 151ª DP para garantir tranquilidade ao comércio e à população de Nova Friburgo”, finaliza Braulio.

Horário estendido comércio será, portanto, uma das principais apostas para alavancar as vendas de fim de ano e atender à demanda crescente dos consumidores na cidade e região.

 

Compartilhe: