Clima em setembro: primavera pode trazer onda de calor mais intensa de 2024
Após uma intensa onda de frio no Sul e no Sudeste do Brasil, a previsão do tempo para setembro indica um clima seco e, provavelmente, bastante quente.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o panorama climático para setembro será diferente em diversas regiões, mas um fator estará presente em todas: o calor.
Segundo o Inmet, haverá chuvas no norte do país, no sul do Mato Grosso do Sul, no interior de São Paulo e em boa parte da região Sul.
Por outro lado, o restante do Sudeste e do Centro-Oeste, assim como o Paraná e o interior do Nordeste, devem enfrentar um período mais seco, com chuvas abaixo da média.
No entanto, o clima da primeira quinzena de setembro será marcado por uma onda de calor intensa e seca generalizada.
Isso ocorrerá porque, segundo informações do Meteored, uma região de alta pressão vai se estabelecer sobre o Brasil de maneira prolongada durante a primeira quinzena de setembro.
Essa pressão e a influência da Oscilação de Madden Julian (OMJ) vão criar um bloqueio atmosférico, impedindo a formação de chuva e elevando as temperaturas.
Modelos numéricos de previsão, como o ECMWF, indicam que os primeiros 15 dias de setembro serão marcados por poucas chuvas e temperaturas até 6 graus acima do normal na maior parte do país.
Desse modo, haverá a formação de uma onda de calor mais intensa do que as registradas durante o inverno. Aliás, essa onda de calor pode ser a mais intensa do ano.