DESTAQUE Geral Saúde

Covid-19: Secretaria de Saúde aponta redução de casos no RJ

  • setembro 16, 2025
  • 0

Taxa de positividade de testes, solicitações de leitos e atendimentos em UPAs registraram queda no início de setembro, segundo a SES-RJ.

Covid-19: Secretaria de Saúde aponta redução de casos no RJ

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) divulgou o boletim Panorama Covid, que aponta redução em cinco dos oito indicadores precoces da doença no estado. A queda foi registrada na taxa de positividade dos testes, tanto na rede pública quanto na particular, além de menor procura por leitos e redução nos atendimentos de adultos e crianças em UPAs estaduais. Apesar de um aumento nos atendimentos pediátricos em agosto, a tendência voltou a ser de queda em setembro. O modelo de nowcasting estima estabilização no número de casos confirmados. Já as análises laboratoriais mostram predominância de rinovírus em crianças e Covid-19 em idosos, reforçando a importância da vacinação dos mais velhos. A SES-RJ destaca que, mesmo com a redução, a prevenção e a imunização continuam fundamentais.

Publicidade
Anúncio FRIJAZZ e BLUES

Cinco dos oito indicadores precoces mostram tendência de queda na primeira semana de setembro

O boletim Panorama Covid da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), divulgado nesta terça-feira (15/09), mostra que a queda da Covid-19 já aparece em cinco dos oito indicadores precoces monitorados. Entre eles estão a taxa de positividade dos testes rápidos, tanto na rede pública quanto na particular, além da redução nas solicitações de leitos e nos atendimentos de adultos e crianças nas UPAs estaduais.

O levantamento analisa os dados entre a semana epidemiológica 33 (10 a 16 de agosto) e a semana 36 (31 de agosto a 6 de setembro). No período, a positividade nos testes da rede pública caiu de 16,8% para 11,2%, enquanto na rede particular o índice recuou de 14,1% para 8%.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Anúncio FRIJAZZ

Menos procura por leitos e queda nos atendimentos

No mesmo intervalo, os pedidos de leitos adultos caíram de 652 em agosto para 562 no início de setembro. Entre os adultos atendidos nas UPAs estaduais, também houve redução: de 1.613 entre 10 e 16 de agosto para 1.490 na primeira semana de setembro.

No entanto, os atendimentos pediátricos tiveram alta em agosto, chegando a 1.182 registros, mas logo depois voltaram a recuar. Na semana de 31 de agosto a 6 de setembro, foram 1.040 crianças atendidas com sintomas gripais, reforçando a tendência de queda.

Publicidade

Casos confirmados e presença de outros vírus

Segundo o modelo de nowcasting, que ajusta o atraso entre sintomas e notificações, ocorreram 239 casos estimados de Covid-19 entre 24 e 30 de agosto, número que indica estabilização.

Além disso, análises do Lacen-RJ mostram predominância do rinovírus em crianças e da Covid-19 em idosos. Por isso, a SES-RJ reforça a importância da vacinação dos idosos, grupo mais vulnerável ao coronavírus.

Importância da vacinação e prevenção

Assim sendo, apesar da redução nos indicadores, a Secretaria de Saúde ressalta que a queda da Covid-19 não elimina a necessidade de medidas de prevenção. A vacinação segue sendo a principal forma de proteção contra complicações graves.

Por fim, a SES-RJ recomenda que os idosos procurem as unidades de saúde para atualização da imunização, contribuindo para manter a curva em queda e reduzir a circulação do vírus no estado.

Publicidade
Anúncio FRIJAZZ e BLUES
Compartilhe: