A Defesa Civil de Nova Friburgo, por meio de decreto publicado em diário oficial, divulgou o plano de contingência para situações de chuvas intensas na cidade, denominado plancon 2022 -chuvas intensas). O documento, que estava sendo elaborado desde outubro do ano passado, já havia sido apresentado e tem validade de um ano, contando desde 9 de novembro de 2021 e indo até 30 de novembro deste ano
Para a elaboração do plano, a Defesa Civil levou em conta diversos aspectos, entre eles a existência de 97 áreas com risco de escorregamento, aproximadamente 27 áreas suscetíveis a inundações, e 20 áreas principais com risco de enxurrada, a maioria delas densamente povoadas na cidade.
O documento ainda traz uma classificação de todas as áreas de risco, nomeando os locais. Além disso, ainda foram apresentados os procedimentos protocolares que a defesa civil e outros órgãos devem seguir em situação de emergências climáticas. Um desses procedimentos é a questão dos pontos de apoio: o plano apresenta o nome de todos os 76 pontos de apoio e dos 3 abrigos da cidade.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.