Geral Meio Ambiente Principal

Defesa Civil leva orientações de risco a 3 bairros de Nova Friburgo

  • outubro 15, 2025
  • 0

Ações acontecem em Córrego Dantas, Granja Spinelli e São Geraldo, com foco em prevenção, percepção de risco e primeiros socorros.

Defesa Civil leva orientações de risco a 3 bairros de Nova Friburgo

Durante o mês de outubro, a Defesa Civil de Nova Friburgo realiza ações educativas nos bairros de Córrego Dantas, Granja Spinelli e São Geraldo. Os encontros têm como foco capacitar os moradores com orientações de risco, noções de defesa civil, mapeamento participativo e primeiros socorros. As atividades começam no dia 20, em Córrego Dantas, com oficinas sobre percepção de risco e continuam no dia 21 com treinamentos de primeiros socorros. Na Granja Spinelli, a ação ocorre no dia 24, com apoio da UFRJ. Em São Geraldo, as visitas acontecem nos dias 25 e 27, abordando os mesmos temas. A iniciativa fortalece os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e promove maior preparo da população para emergências, reforçando a importância da prevenção e da organização comunitária em situações de risco.

Ações comunitárias fortalecem prevenção em Nova Friburgo

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Friburgo inicia neste mês uma série de ações voltadas à capacitação de moradores em três bairros da cidade. Os encontros integram os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e têm como foco principal oferecer orientações de risco, além de treinar os participantes para situações de emergência.

Programação começa por Córrego Dantas

O bairro Córrego Dantas será o ponto de partida das ações, com a primeira visita agendada para o dia 20 de outubro, segunda-feira. Nessa data, os moradores terão acesso a conteúdos sobre defesa civil, percepção de risco e mapeamento participativo.

Logo depois, no dia 21, terça-feira, o foco das atividades será primeiros socorros. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta dos moradores diante de acidentes e situações urgentes.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade

Granja Spinelli terá apoio técnico da UFRJ

Posteriormente, no dia 24, sexta-feira, a equipe da Defesa Civil estará na Granja Spinelli. O tema principal será o mapeamento participativo da área. Além disso, essa etapa contará com o apoio técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reforçando a qualidade e a profundidade das ações com a presença de especialistas acadêmicos.

São Geraldo recebe dois encontros

No bairro São Geraldo, as atividades ocorrerão em duas datas. No dia 25, sábado, os temas abordados serão defesa civil, percepção de risco e mapeamento participativo. Em seguida, no dia 27, segunda-feira, a equipe retorna para conduzir um treinamento voltado exclusivamente para primeiros socorros, com demonstrações práticas e orientações acessíveis à comunidade.

Publicidade

Prevenção e engajamento local como prioridade

Por fim, todas essas ações representam um esforço contínuo da Defesa Civil em criar comunidades mais seguras e participativas. A partir de orientações de risco, os moradores se tornam agentes ativos na prevenção de desastres e no fortalecimento da rede de apoio local.

Compartilhe: