Denúncias contra a violações de direitos humanos agora podem ser feitas pelo WhatsApp

Além dos tradicionais canais de atendimento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), desde ontem, 28, o ‘’Disque 100’’e o ‘’Ligue 180’’ estão disponíveis no WhatsApp.

Através da plataforma, denúncias de violações de direitos humanos poderão ser realizadas pelo ‘’Disque 100’’, como também, de violações contra a mulher pelo ‘’Ligue 180’’.

Sendo assim, para receber atendimento ou realizar uma denúncia, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008. Após resposta automática, ele será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços. Depois disso, a queixa passará por um processo de análise e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Vale ressaltar que, além do WhatsApp, os canais de atendimento podem ser acessados pelo site da Ouvidoria e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil.

Além disso, em todas as plataformas, as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

Imagem: Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *